Portal de Eventos do IFRS, 8ª MOEPEX

Tamanho da fonte: 
A INTERDISCIPLINARIDADE E A INTEGRAÇÃO DE CONHECIMENTOS NA CONSTRUÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA UM LABORATÓRIO DE FÍSICA
Isadora Cózer Trindade, Cristian Weiss, Ivo Mai*

Última alteração: 30-09-2019

Resumo


O referente projeto busca proporcionar aos alunos do IFRS Campus Ibirubá uma melhor qualidade de ensino através da construção e conceito dos equipamentos do laboratório de física, proporcionando assim aulas práticas onde é possível visualizar a teoria no dia a dia. Ao observarmos que os alunos têm uma maior dificuldade no aprendizado de aulas apenas teóricas, o projeto foi criado com a finalidade de construir e consertar equipamentos para o laboratório de física, incentivando assim os alunos a aprenderem a disciplina na prática, tendo em vista que o corpo discente demonstra mais atenção em aulas consideradas  “diferentes”, ou seja, aquelas que não ocorrem dentro de sala de aula onde apenas o professor fala enquanto os alunos copiam. Ao relacionar a matéria de física com as situações presentes em nosso cotidiano e em equipamentos considerados “legais” pelos alunos, os mesmos demonstram mais interesse e facilidade no aprendizado. O principal objetivo deste projeto é equipar o laboratório de física do Campus Ibirubá deixando-o assim em melhores condições para o uso perpétuo, tanto de alunos como de professores. As atividades realizadas no projeto foram o conserto de equipamentos que já estavam guardados no local, além da construção de um plano inclinado com sensores de movimento, um gerador de Van der Graff, tubos sonoros e um equipamento de observação de ressonância. Os resultados obtidos até o presente momento por meio deste projeto foram os equipamentos consertados e prontos para o uso a qualquer momento, sem demonstrar problemas em seu funcionamento ou dificuldade em realizar o seu trabalho e equipamentos construídos com sucesso apresentando os resultados desejados durante os testes.



Palavras-chave


Física na prática

Texto completo: PDF