Última alteração: 19-09-2019
Resumo
O projeto de ensino de monitoria na área de termo-fluidos em engenharia mecânica foi elaborado e desenvolvido buscando a diminuição da taxa de reprovação nas disciplinas na área termo-fluidos. A partir disto, buscou-se desenvolver o projeto de maneira que atenda às necessidades dos alunos. O projeto foi estruturado de forma que o bolsista, já aprovado em tais disciplinas, atua em sala de aula auxiliando o professor a tirar as dúvidas dos alunos ou fora do horário de aula, em local e horário fixos e especificados no site do curso de engenharia mecânica. Assim, os alunos com dúvidas em questões ou conceitos podem buscar atendimento. Tal iniciativa mostrou-se necessária diante de muitas reprovações em disciplinas como termodinâmica, mecânica dos fluidos e transferência de calor, provocando, assim, um alto índice de retenção dos estudantes ao longo do curso. Esse projeto de ensino tem um bolsa de 16 horas semanais destinadas as atividades de atendimento aos alunos e preparação do bolsista, como estudos e resolução de listas de exercícios. Nos horários de atendimento, buscou-se atender os alunos de forma assertiva e empática, compreendendo quais eram suas dificuldades e esclarecendo da melhor maneira possível. No primeiro semestre do projeto, a turma de mecânica dos fluidos tinha uma busca constante por atendimento, entretanto, a turma de Física Geral e Experimental II tinha pouca procura por atendimento. Já no segundo semestre, com está turma com baixa procura, agora cursando Termodinâmica, buscou-se por uma abordagem mais ativa, em sala de aula, para que os alunos com dúvidas perdessem a timidez por buscar atendimento. Feito isso, conseguiu-se um aumento na busca por atendimentos, fazendo com que o projeto de ensino seja muito mais eficaz e coerente com sua proposta inicial. Além dos atendimentos presenciais, alguns alunos buscaram atendimentos online nos finais de semana e foram atendidos da melhor maneira possível. O projeto ainda se encontra em andamento, entretanto, é possível verificar a redução na taxa de reprovação e uma melhora significativa do desempenho dos alunos, tendo uma aprendizagem satisfatória, podendo prosseguir no curso sem causar "gargalos" de retenção. Mostrando-se, assim, um projeto eficaz e necessário para a boa aprendizagem e formação de futuros profissionais.