Última alteração: 25-09-2019
Resumo
O presente trabalho apresenta a proposta de um Jardim Sensorial desenvolvido pela turma de 1° ano do Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Agropecuária do IFRS Campus Ibirubá, que visa estimular os cinco sentidos através do contato com as plantas e elementos sensoriais, abrangendo a comunidade externa. Tal proposta está alicerçada, especialmente, em seu potencial educativo, tendo como foco primordial o campo da Educação Inclusiva, diretamente ligada a todas as pessoas que não têm as mesmas oportunidades dentro da sociedade, como idosos, crianças e portadores de deficiências físicas, como cadeirantes, deficientes visuais, auditivos e mentais. O objetivo principal do Jardim Sensorial é aguçar os sentidos e proporcionar um espaço de lazer, paz e harmonia, além de oferecer às pessoas um contato mais próximo com a natureza. Somado a isso, considera-se que a implantação de jardins dotados de facilidades que garantam acessibilidade e desfrute aos portadores de necessidades especiais, viabiliza o favorecimento da inclusão social. Com o intuito de cumprir este propósito, foram realizadas diversas pesquisas sobre jardins sensoriais, voltadas para a área da inclusão de pessoas com deficiências. Cada aspecto pensado conduz à facilidade de acesso e a aproximação dos visitantes, inclusive o espaço no qual o projeto será implementado, junto ao Módulo Esportivo do IFRS Campus Ibirubá. Tendo em vista os objetivos apontados e metodologia de pesquisa utilizada, pode-se concluir que o Jardim Sensorial é um local privilegiado no sentido de garantir lazer e socialização, através do qual os indivíduos podem interagir com o meio, reforçando a ligação entre a sociedade e a natureza. Nesse sentido, o projeto transforma o meio ambiente em um espaço de aprendizagem e estímulo dos cinco sentidos (audição, olfato, paladar, tato e visão), possibilitando uma forma de terapia natural e permitindo um novo olhar sobre o conceito que se tem acerca das plantas presentes no dia a dia.