Portal de Eventos do IFRS, 8ª MOEPEX

Tamanho da fonte: 
Ensino de programação através de competições
Diana Braatz, Tiago Rios Rocha

Última alteração: 27-09-2019

Resumo


O ensino de programação para muitos alunos da Computação pode parecer um bicho de sete cabeças. Mas se os exercícios forem vistos como desafios a serem solucionados, o problema pode até parecer menor. O projeto Ensino de programação através de competições, tem por objetivo, unir a tecnologia cada vez mais presente em nosso cotidiano com a dificuldade dos alunos em sala de aula, afim de criar uma nova forma de aprendizado dentro do Campus. Dando início as atividades, todos os estudantes foram incentivados a participar das competições, sejam elas realizadas no IFRS ou em outras instituições. Esse incentivo faz com que os alunos disputam e vejam o conteúdo de outra maneira, desenvolvam o trabalho em equipe e adquiram a motivação de resolver desafios cada vez mais difíceis. Para que atinjam um bom resultado na prova, os estudantes precisam se desafiar e aprimorar o conhecimento que já possuem. Além de despertar a curiosidade, o projeto possibilita o ensino divertido da matéria, deixando o aprendizado com sabor de “game”, estimula também o desenvolvimento da comunicação, para maior engajamento do público alvo. O projeto busca desenvolver uma maior integração com a realização dos torneios entre os jovens dos cursos Técnico em Informática e Ciência da Computação. Adiante, no segundo semestre, será realizado uma competição em comemoração ao dia do Programador, que também incentivará os alunos a estudar ou relembrar conteúdos de programação. Essas competições irão fazer com que os alunos trabalhem em equipe e resolvam problemas sob pressão usando conhecimentos gerais e lógicos.

Palavras-chave


Olimpíadas. Competições. Programação. Motivação. Aprendizado.

Texto completo: PDF