Portal de Eventos do IFRS, 8ª MOEPEX

Tamanho da fonte: 
IFRS-BG Si Vê: compartilhando informações e vivências
Gabrielle Schenatto Manera, Débora Coinaski, Vitória Azambuja da Silveira, Caroline Giovanaz, Aureo Vandre Cardoso*

Última alteração: 18-09-2019

Resumo


O IFRS-BG Si Vê tem como proposta central divulgar os acontecimentos do Campus BentoGonçalves em suas redes sociais virtuais através de vídeos, fotos e textos. Desse modo, éestimulada a comunicação entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa,compartilhando as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Por meio das curtidas,compartilhamentos e comentários é possível ter uma resposta do público e também ouvirsuas sugestões sobre o que desejam ver e saber na página. O principal diferencial doprojeto é o protagonismo dos estudantes em todo o processo de produção e o seu objetivogeral gira em torno da produção e publicação de vídeos que informem de forma direta eatrativa sobre o dia a dia da Instituição. Assim, o desafio está em estudar para descobrirqual a melhor abordagem a ser utilizada, de forma que os vídeos sejam interessantes erealmente reproduzidos até o fim. Também é objetivo criar um ambiente que colabore com odesenvolvimento, nos estudantes, de competências relacionadas à comunicação,proatividade e relações interpessoais. Atualmente, a equipe conta com quatro alunosbolsistas e três voluntários. A referência técnica/metodológica para a produção dos vídeosfoi o guia denominado “Oficina TV Escola de produção de vídeos”, que contempla asseguintes etapas: Roteiro, definindo o que, como, com quem, quando e onde gravar; Préprodução,agendando horários com colaboradores e checando equipamentos; Gravação,propriamente captando imagens; Edição, transformando o material bruto em um vídeo curtoe claro, com legendas e informações; Publicação, enviando o vídeo pronto para as redessociais. Seguindo esses passos, os resultados vêm evoluindo anualmente. Em 2017 houve37 publicações, com o alcance de 224.560 usuários e 72.509 visualizações. Em 2018 foramproduzidos 64 vídeos, os quais alcançaram 330.920 “linhas do tempo” e foram vistos114.972 vezes. Embora as métricas finais de 2019 ainda não tenham sido contabilizadas,cabe destacar que até agosto já foram ao ar 46 vídeos. A Política de Comunicação do IFRSdefine que as mídias sociais desempenham papel importante no relacionamento do Institutocom seus diversos públicos de interesse e através do IFRS-BG Si Vê percebe-se que acomunicação online é realmente essencial para a imagem da Instituição. Os vídeos sãoacessados por pessoas de diversas cidades e culturas, estabelecendo a comunicação diretacom os estudantes, servidores, familiares e demais membros da sociedade. Juntamente dosnúmeros satisfatórios, as mensagens de aprovação e o interesse dessas pessoas emrelação ao conteúdo produzido indicam a importância da execução da proposta relatada.

Palavras-chave


Palavras-chave: redes sociais; vídeos; informação; comunicação.

Texto completo: PDF