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O projeto integrador como espaço de ressignificação do conhecimento.
Bruna dos Reis Daltrozo, Ana Júlia Floss, Luana Marieli Martins Marques, Luana da Silva Santos, Mathias Foletto, William Oppelt, Renata Porto Alegre Garcia

Última alteração: 25-09-2019

Resumo


O presente trabalho é o resultado do projeto desenvolvido pela turma de 1° ano do ensino médio integrado ao curso técnico em agropecuária do IFRS, Campus Ibirubá. Este, visa a criação de um jardim sensorial disponível à comunidade, o qual surge como uma forma de atender à necessidade cada vez mais presente na sociedade de ampliar o contato com a natureza, bem como, promover a inclusão social por meio da contemplação dos diferentes sentidos. Tal proposta, além de abordar tópicos como a importância dos jardins sensoriais, as definições e desafios correlacionados à realização do projeto, o jardim como espaço de inclusão social e o estímulo dos sentidos através das plantas, traz também, a ideia de que o projeto, dado como integrador, propõe a ressignificação do conhecimento, promovendo a interação entre diversas áreas do saber e suas aplicações. Afinal, a interdisciplinaridade funciona como uma ponte para o melhor entendimento das disciplinas entre si. A fim de cumprir com estes objetivos, a metodologia empregada utilizou como base a pesquisa sobre jardins sensoriais, e como colocá-lo em prática. Ao decorrer dos processos de criação e desenvolvimento do jardim, foi possível perceber a presença das diferentes disciplinas da grade curricular, sendo utilizadas na prática. Com a realização das pesquisas e formulação de ideias, foi necessário que montássemos um croqui do jardim, exercitando, por exemplo, noções artísticas, matemáticas e geográficas. Para realizarmos a escolha das plantas e elementos, exercitamos a área de biologia e biologia aplicada ao curso técnico, pois realizamos a propagação de plantas. Realizamos a coleta e preparação do solo englobando assim, noções já obtidas em Agricultura Geral, disciplina do curso técnico em Agropecuária. Também, ao elaborar resumos sobre o referido projeto, exercitamos a escrita e ensinamentos na área das linguagens. Áreas de ciências sociais também foram englobadas, quando ocorreram discussões em relação à inclusão social. Diante do exposto, é notável que  para a realização do projeto, foi necessário que muitas matérias e professores de diversas áreas fossem mobilizados, o que facilita a aprendizagem e auxilia o cérebro a estabelecer pontes de ligação entre os conhecimentos. Além disso, pode-se concluir que o projeto vai além de um simples jardim sensorial, já que possibilita, além do auxílio à formação profissional, a prática da humanidade e da empatia.

Palavras-chave


Interdisciplinaridade. Jardim Sensorial. Projeto Integrador.

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