Última alteração: 30-09-2019
Resumo
Este projeto visou realizar a aplicação do método de avaliação prospectiva, para verificação de acessibilidade dos software educacionais utilizados em sala de aula no Campus ibirubá do IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul). Para isso foi elaborado um questionário baseado no checklist de usabilidade e acessibilidade do LabIUtil (Bastien e Scapin (1993), e de acessibilidade de Cybis (2000). A avaliação dos softwares foi feita por meio de questionário, o qual foi adequado a linguagem do usuário deficiente, este instrumento de pesquisa foi aplicado aos alunos com necessidades educacionais especiais que estudam no Campus ibirubá. É indispensável citar que mesmo o deficiente estando inserido na sociedade com maior presença, garantindo seus direitos, há muitas pessoas que ainda não sabem como fazer para garantir educação de qualidade para eles. O professor tenta aplicar recursos e também tecnologias para ajudar no ensino, porém por vezes não possui os conhecimentos necessários das tecnologias assistivas, nem dos recursos disponíveis para auxiliar no aprendizado do deficiente. A tecnologia aplicada deve ter acessibilidade e caso não for adaptada ou com baixa acessibilidade, pode criar aversão aos alunos. Por isso a importância de se levar em conta a percepção do deficiente com relação ao software que se pretende usar no processo educativo, somente eles possuem a verdadeira sensibilidade para saber se a ferramenta é acessível e supre suas necessidades proporcionando além de bem-estar ao usuário também a aprendizagem do conteúdo proposto. Diante do exposto pode-se dizer que o maior resultado obtido com esse projeto foi a conscientização de professores e alunos, da importância do aprendizado efetivo e para todos. Cabe salientar, que como houve muitas trocas de bolsistas e também a não contemplação do projeto com taxa de bancada, não houve o devido rendimento esperado.