Portal de Eventos do IFRS, 8ª MOEPEX

Tamanho da fonte: 
Monitoria de Matemática no Campus Erechim
Vítor Sieslevski Moreno, Reinaldo Oliveira Frazão Junior, Andre Luiz Bedendo

Última alteração: 23-09-2019

Resumo


A dificuldade no domínio e interpretação de conceitos e cálculos matemáticos oriundos da formação básica são perceptíveis em inúmeros alunos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Erechim. Tal dificuldade impacta diretamente no desempenho e aproveitamento dos estudantes desde o nível de ensino técnico até os cursos superiores. Nesse contexto, o projeto de ensino de monitoria na área de matemática procura oportunizar a revisão de conhecimentos básicos e o aperfeiçoamento de conteúdos complexos a estes alunos visando contribuir com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. A metodologia de trabalho consiste no atendimento individual ou em grupos possibilitando solucionar às principais dúvidas e questionamentos propostos pelos estudantes. As atividades consistem no auxílio na resolução de listas de exercícios, explicações de conceitos teóricos e aplicação de técnicas e métodos específicos para a resolução de problemas. As atividades são desenvolvidas por dois alunos do Curso Superior de Engenharia Mecânica, cumprindo horários previamente estabelecidos distribuídos em uma carga horária total semanal de trinta e duas horas. Estes monitores são avaliados sob os critérios de assiduidade, responsabilidade, pontualidade e competência nas tarefas realizadas. Com base em resultados parciais observou-se que os índices de aprovação entre os alunos que participam dos atendimentos dos monitores e mantêm comprometimento e responsabilidade com suas obrigações acadêmicas são maiores em relação aos alunos que apenas frequentam as aulas regulares. Além disso, percebe-se a melhoria do aprendizado dos alunos no decorrer do semestre com base nas notas das avaliações dos mesmos. Observa-se uma pequena procura por parte de alunos de alguns cursos técnicos, principalmente na área de Matemática Aplicada, enquanto nos cursos superiores a demanda aumenta de acordo com a complexidade das disciplinas, como Cálculo Diferencial e Integral II e III. Por fim, além de oportunizar ao aluno a recuperação e revisão dos conteúdos ministrados em sala de aula, a monitoria possibilita aos professores a partir dos apontamentos destacados pelos monitores conhecer as principais dificuldades e potencialidades dos estudantes. Desta maneira os professores podem buscar alternativas que visem o melhor aproveitamento do conteúdo ministrado melhorando assim as práticas de ensino e aprendizagem dos estudantes nas disciplinas de Matemática. Além disso, estas atividades oportunizam aos monitores aperfeiçoarem o conhecimento na área, o qual ao momento em que é transmitido possibilita desenvolver a experiência docente, contribuindo para a formação do profissional multifuncional, valorizado pelo mercado de trabalho.

Palavras-chave


Atendimento. Cálculo. Alunos. Ensino.

Texto completo: PDF