Portal de Eventos do IFRS, 7ª MOEPEX

Tamanho da fonte: 
Monitoria no Ensino de Química com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)
Ana Carolina de Borba Schwendler, Tainá de Souza Moraes, Ana Dionéia Wouters *

Última alteração: 26-09-2018

Resumo


O Projeto de Ensino Monitoria em química com uso de tecnologias das informação e comunicação (TICs) tem como proposta principal criar momentos e condições ideias para atender da melhor maneira possível a comunidade escolar do IFRS-Câmpus Ibirubá, no que se refere a dificuldades de aprendizado na disciplina de química. O que motivou com maior intensidade a criação deste projeto foi a grande dificuldade apresentada por um grande número dos alunos de uma maneira geral na disciplina de química.  Semanalmente os membros do projeto têm proporcionado momentos de atendimento individualizado ou em grupo, e trabalhado na elaboração de materiais que auxiliem neste processo de ensino e aprendizagem. As bolsistas têm trabalhado na elaboração de um software, o qual conta com resumos sobre as principais e mais complexas áreas da química, trazendo de uma maneira simples e sucinta, para o mais completo entendimento. Além disso, ele também conta com uma série de exercícios que serão utilizados para testar o conhecimento do aluno. Todos estes exercícios terão um feedback, onde irá aparecer a resposta correta e explicar o porquê das demais estarem erradas. E por último, mas não menos importante, o software contará com um ranking para controlar os maiores números de acertos de cada atividade realizada, tudo isso de uma maneira extremamente dinâmica. Em um primeiro momento, este projeto será desenvolvido apenas para web, mas, posteriormente, existe a possibilidade de ser desenvolvido para Android também. Os resultados no decorrer da criação estão sendo extremamente satisfatórios, trazendo uma grande bagagem de conhecimento e de experiência para os envolvidos no desenvolvimento do programa; também vale destacar que o trabalho em dupla é muito vantajoso, onde um apoia o outro, gerando melhores e mais completas ideias, e, consequentemente, melhores resultados. Basicamente, este projeto busca mostrar a  importância da química para a comunidade escolar e que para estudar a tecnologia pode ser nossa aliada, usando métodos mais dinâmicos, que também é possível aprender “brincando”, de uma maneira interativa e dinâmica.

 


Palavras-chave


Ensino de Química; Monitoria; TICs

Texto completo: PDF