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Aprendendo na teoria e na prática sobre criação de abelhas
Gustavo Fernando Marquetti, Tamara Gysi, Gabriela Machado Da Silva, Nahome paz Azevedo dos Santos, Heloísa Schmitz, Renata Porto Alegre Garcia *

Última alteração: 28-09-2018

Resumo


1Gustavo Fernando Marquetti, 1Tamara Gysi,1Gabriela Machado da Silva, 1Nahome Paz Azevedo dos Santos, 1Heloísa Schmitz, *Renata Porto Alegre Garcia

 

1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS, Brasil.*Renata Porto Alegre Garcia.

 

 

A produção de mel é o principal produto da criação de abelhas. Além do mel podem ser produzidos própolis, pólen, geleia real, cera, apitoxina, rainha e enxames. Porém a maior importância da criação das abelhas é a polinização, devido ao aumento a produção de alimentos e equilíbrio no meio ambiente. Porém os manejos inadequados na criação, degradação do ambiente e uso inadequado de defensivos agrícolas influenciam a manutenção da criação e das abelhas no ambiente. A região de Ibirubá é caracterizada pela agricultura intensiva com alta produção de grãos, e consequentemente, é fundamental a qualificação de futuros profissionais das ciências agrárias nessa região e a conscientização dos agricultores da importância das abelhas. O objetivo desse trabalho é relatar as ações de ensino realizadas pelos estudantes do curso técnico em agropecuária e agronomia no LApis – Laboratório de ensino, pesquisa e extensão em apicultura e meliponicultura do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Ibirubá. As instalações no campus destinadas as práticas de ensino sobre criação de abelhas são a casa da apicultura, casa do mel e apiário.  Na casa da apicultura estão os equipamentos para manejos das colmeias e nesse local são Realizadas atividades de manutenção da criação. A casa do mel é o local destinado ao processamento do mel. O apiário é o local onde são criadas as abelhas nas caixas do modelo Americana. Os estudantes antes de realizar a primeira prática aprendem noções teóricas sobre a criação de abelhas e posteriormente junto aos conteúdos realizam o manejo das colmeias no apiário. O uso de equipamentos de proteção individual e da fumaça torna o manejo no apiário seguro para que não ocorra nenhum acidente, esse conteúdo é abordado na primeira aula prática. Nessa primeira aula os alunos também observam a estrutura da colmeia e podem visualizar a diferença ente um caixilho com mel e com cria. Os alunos aprendem na prática sobre alimentação artificial, captura de enxames fixos e migratório, manejo da cera, processamento do mel, substituição de rainha e divisão de colmeias. As atividades teóricas aliadas as atividades práticas são eficientes no processo de ensino e aprendizagem sobre apicultura, como resultado desse projeto temos a implantação do meliponário, onde será um local utilizado para estudos dos alunos do IFRS- Campus Ibirubá além de ficar aberto para visita de outras escolas, assim expandindo o conhecimento e novas aprendizagens  em conjunto com os alunos,. Acredita-se que a qualificação de futuros profissionais na área das ciências agrárias é fundamental para aumento da produtividade e conservação das abelhas no ambiente.

Palavras-chave


Apicultura. Ensino. Meio ambiente.

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