Portal de Eventos do IFRS, 7ª MOEPEX

Tamanho da fonte: 
Oficinas de Moodle para Docentes e Discentes
Isabel Irene Prediger, Henrique Gundlach Lacerda, Edimar Manica *

Última alteração: 24-09-2018

Resumo


O Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment – Ambiente de Aprendizagem Dinâmico Modular Orientado a Objetos) é um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) concebido dentro de uma visão construcionista social da educação, onde os alunos constroem seu conhecimento, interagindo com os demais alunos, com os professores e com o ambiente onde estão inseridos. Este resumo descreve os resultados parciais do projeto de ensino Oficinas de Moodle para Docentes e Discentes, que se baseia num conjunto de oficinas ofertadas para servidores e alunos. O principal objetivo dessas oficinas é promover e incentivar a utilização do Moodle, que foi efetivamente implantado no IFRS – Campus Ibirubá em março de 2017. Esse projeto se originou da percepção que diversos alunos e professores do Campus não estavam utilizando o Moodle por dificuldades em sua utilização. Dentro do projeto, foi ofertada uma oficina para cada turma ingressante durante dois períodos de uma disciplina regular. O foco das oficinas para os alunos foi capacitá-los para acessarem materiais, enviarem tarefas, postarem e comentarem em fóruns, responderem questionários e pesquisas, bem como visualizarem notas. Como alguns alunos, ainda relatavam dificuldades em utilizar a plataforma, foi oferecida uma oficina em uma quarta-feira de tarde. No entanto, apenas dois discentes participaram. Foi possível concluir que a melhor abordagem para capacitar os alunos é incluir o tema em uma disciplina do primeiro semestre dos cursos. Através do projeto também foram oferecidas 6 oficinas para os servidores. Cada oficina tinha como objetivo capacitar o servidor para utilizar um determinado conjunto de recursos do Moodle. No total, 18 servidores participaram de pelo menos uma oficina, sendo que 12 deles participaram em mais de uma. As principais dificuldades encontradas para ofertar as oficinas para os servidores foram: (i) encontrar um dia que os professores tivessem disponibilidade para participar; e (ii) o nível de conhecimento dos servidores em informática é heterogêneo. Atualmente, a maior dúvida dos servidores é relacionada à criação de questionários. Como trabalho futuro, pretende-se incluir uma oficina de Moodle para os docentes durante a formação pedagógica que ocorre no início do ano e disponibilizar um bolsista para auxiliar, individualmente, os professores a criarem um questionário no ambiente virtual. Pode-se afirmar que a partir deste projeto, foi possível aumentar o número de usuários ativos da plataforma, uma vez que após a realização das oficinas aumentou o número de professores solicitando a criação de suas disciplinas no AVEA.


Palavras-chave


Moodle. AVEA. TICs na Educação. Dinamização da aprendizagem.

Texto completo: PDF