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A avaliação como um ato reflexivo às práticas da educação básica
Paulo Henrique Simon

Última alteração: 25-09-2018

Resumo


A avaliação no âmbito escolar é um instrumento de complementação para o processo de ensino/aprendizagem, porém ainda é um objeto de reflexão entre os educadores. Por isso, este artigo aborda a relevância de avaliar como um fator essencial à organização do conhecimento adquirido, no sentido de ser flexível no momento de reordenar as rotas desse processo que envolve professor e aluno na oportunidade de ser assertivo, quanto ao objetivo final desejado. Este estudo enfatiza a questão da avaliação como um ato contínuo, complementar às práticas adotadas no ato de ensinar.  Objetiva verificar se existem alternativas metodológicas que possam subsidiar o professor dentro da escola, no intuito de auxiliar seus alunos a atingir melhores resultados em exames de maior complexidade como o Exame Nacional do Ensino Médio - o Enem. Para a composição do trabalho utiliza-se da pesquisa bibliográfica como metodologia de investigação e sustentação teórica deste artigo. Revisam-se estudos realizados acerca dos assuntos sobre avaliação institucional e sobre as práticas existentes na educação básica. Realiza-se um breve percurso histórico sobre os sistemas avaliativos da educação básica a considerar os três principais: a Provinha Brasil, o Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica e o Enem. Apresentá-los brevemente possibilita analisar como o processo avaliativo se organiza em seus respectivos níveis. O estudo possibilita ter a concepção da avaliação como um processo mediador do conhecimento.

 


Palavras-chave


Ensino. Aprendizagem. Avaliação. Mediadora.

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