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Projeto hortas escolares na comunidade Rincão Seco- Ibirubá-RS
Dainara Regina Roesler, Tífani Lamb Dietze, Marjory Nathalie Meglin, Eduardo Matos Montezano *

Última alteração: 24-09-2018

Resumo


O presente resumo tem por objetivo relatar as atividades realizadas através do projeto de extensão Hortas escolares: desenvolvendo práticas educacionais interdisciplinares aplicadas ao meio ambiente, na escola municipal Rincão Seco - Ibirubá/RS. As ações realizadas no projeto justificam-se pelo seu caráter interdisciplinar, visto que integram as diferentes áreas de conhecimento dando ênfase para a importância de uma alimentação saudável, e são destacadas as práticas agrícolas que possibilitam a implantação de hortas de base ecológica. O trabalho teve início através de reuniões de planejamento e elaboração do cronograma de atividades, que definiram pela manutenção e continuidade da horta escolar já existente, buscando utilizá-la como ferramenta interdisciplinar pedagógica. Atualmente, o projeto abrange aproximadamente 31 alunos da educação infantil (jardim e pré) e ensino fundamental (1° ao 4° anos). Dentre as atividades realizadas na escola, foram: limpeza da área da horta, preparo do solo e capinas, adubação com fertilizantes orgânicos e pós de rocha, transplante de mudas de hortaliças, além da reorganização da composteira destinada ao reaproveitamento dos resíduos vegetais. O trabalho de compostagem tem possibilitado que o composto orgânico produzido pudesse ser utilizado na adubação dos canteiros. No espaço da horta escolar tem-se também um canteiro destinado ao cultivo de plantas medicinais, que serve para a valorização da biodiversidade e outras atividades didáticas. Além das atividades no espaço da horta escolar foram realizadas atividades na sala de aula e atividades lúdicas (desenhos, brincadeiras e dinâmicas), visando a conscientização sobre a alimentação saudável rica em hortaliças e reforçando a importância dos tratos culturais como irrigação e limpeza dos canteiros. A horta escolar é conduzida numa perspectiva ecológica, livre de agrotóxicos e com finalidade didática efetuando-se manejos que visem a sustentabilidade e interdisciplinaridade deste espaço pedagógico. O cronograma de atividades adotado para a condução das atividades do projeto prevê encontros semanais na escola entre bolsistas, alunos e professores participantes. Conclui-se até o momento que o projeto tem atingido alguns dos objetivos estabelecidos, dentre eles a implantação do espaço destinado à horta escolar e a participação efetiva e satisfatória dos alunos e professores nas atividades propostas contribuindo e fomentando o caráter extensionista do projeto possibilitando uma aproximação entre o IFRS e a comunidade externa.


Palavras-chave


Hortas Escolares. Hortaliças. Meio ambiente. Interdisciplinaridade.

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