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Significando Saberes: Uso de metodologias concretas na alfabetização de surdos
Everton Plácido, Tatiane Cigognini Glienke, Marcele Neutzling Rickes, Sabrine de Oliveira *

Última alteração: 18-09-2018

Resumo


O presente relato de experiência é fruto do Projeto de Extensão “Significando Saberes” que tem como objetivo promover a alfabetização e letramento de uma estudante surda do ensino fundamental de uma escola pública do município de Ibirubá. A proposta surgiu como alternativa de amenizar as dificuldades enfrentadas por essa estudante devido a falta de intérprete de libras em sala de aula. As atividades desenvolvidas no projeto envolvem Libras, Português (na modalidade escrita) e matemática básica. Os encontros são realizados semanalmente, com duração de 4 horas. Ressaltamos que o ensino e a aprendizagem acontecem entre pares, considerando que o bolsista selecionado para o projeto é surdo, compartilhando seus conhecimentos e experiências com a estudante. Nesses encontros são realizados jogos pedagógicos que envolvem raciocínio lógico, construção do conhecimento lógico-matemático, estímulo do uso da Libras como primeira língua, alfabetização e letramento da Língua Portuguesa na modalidade escrita. Para o desenvolvimento dessas atividades foi realizada uma avaliação diagnóstica e a partir do resultado dessa avaliação, percebeu-se a necessidade de reconhecer sua identidade surda e contexto em que está inserida. O planejamento das atividades foi elaborado a partir de temas geradores. O primeiro momento envolveu o contato com o professor e estudante surdos e as intérpretes do IFRS - Campus Ibirubá. O planejamento seguiu com o tema  “Sinalizando meu lar”, onde foram abordados os sinais relacionados ao ambiente familiar, esse plano teve duração de cinco encontros. Em seguida, o tema foi a “Copa do Mundo”, que teve como objetivo ampliar o vocabulário de sinais e palavras ( nome dos países, localização geográfica, cores, bandeiras, culturas, idiomas) com duração de cinco encontros. Além dos temas, são realizadas atividades de aquisição da língua de sinais com o auxílio de material didático “trilha das configurações”, desenvolvido no NAPNE,  As atividades relacionadas à matemática básica são contextualizadas através de jogos como o “pega-varetas”, “acerte o cálculo” e “caminho matemático”, todos confeccionados pelo bolsista. O projeto está em andamento e encerra-se em 30 de novembro deste ano. No decorrer do processo de ensino e aprendizagem entre pares, observou-se até o momento que a estudante contextualiza o conhecimento expresso em Libras, ampliou o vocabulário de sinais e realiza cálculos matemáticos simples com menos dificuldade. A proposta será replicada para o ano seguinte, porque a estudante ainda estará cursando o nono ano do ensino fundamental e o projeto tem como objetivo a preparação para o processo seletivo do IFRS - Campus Ibirubá.


Palavras-chave


Estratégias de Ensino. Metodologia Concreta. Educação de Surdos.

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