Última alteração: 04-10-2017
Resumo
A educação básica tem sido alvo de muitas críticas e discussões por parte dos órgãos governamentais e principalmente por parte da sociedade, devido a preocupação com os novos desafios enfrentados pela comunidade escolar e acadêmica. Tal preocupação se intensifica na etapa que abrange a infância e a adolescência, nas quais o aprendizado adquirido representa a base para o sucesso ou fracasso na caminhada profissional. Buscando contribuir, o programa oferece atividades que objetivam mudar essa perspectiva, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem, pois auxilia desde alunos do ensino fundamental como docentes na sua formação continuada. E as ações propostas pelos professores integrantes do programa proporcionam o diálogo entre a comunidade, os licenciandos e os docentes. Ao aplicarmos atividades de alfabetização científica com alunos da educação básica no Centro Social Nestor Mendes obtivemos uma melhora gradual e significativa no interesse dos alunos em relação aos exercícios propostos, com entusiasmo relevante pelas ciências exatas. A utilização de jogos desenvolvidos em nosso laboratório de matemática do Campus, também enriquece o processo, tanto para os licenciandos quanto para os professores já atuantes. A inserção digital também é um dos focos, através de oficinas ministradas para docentes das escolas públicas. Durante a Semana Acadêmica de Matemática foram realizadas oficinas com os discentes e docentes da região, nas quais foram apresentadas ferramentas que podem ser utilizadas pelos mesmos durante sua vida acadêmica ou após exercendo sua função pedagógica. O objetivo final ainda não foi alcançado dentro de todas as comunidades escolares locais e da região, pois a inclusão social e científica ocorre em diversos momentos. Conclui-se que os participantes das atividades promovidas pelos membros do programa aprimoram seu ponto de vista em relação às ciências exatas, não somente conhecendo mas também as utilizando de maneira mais natural e cotidiana.