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Aula prática como processo de ensino-aprendizado na disciplina de conformação mecânica do curso técnico integrado.
Beatriz Alves Cruz, Daniel Amoretti Gonçalves, Felipe Rodrigues de Freitas Neto*

Última alteração: 03-10-2017

Resumo


É de censo comum que o aprendizado acontece de modo mais fácil quando algo é visto, sentido e feito pelo aluno e não apenas dito a ele ou escrito no quadro, ou seja, quando se “instiga o aluno e os possibilitam por a mão na massa”. O ensino através da prática instiga o aluno e os possibilitam a confirmarem o que a teoria diz, o porquê de tal método ou processo dar certo ou errado e os permitem pensar as possibilidades de fazer diferente. Na disciplina de conformação mecânica, para o curso técnico integrado, foram realizadas duas práticas de laboratório. A primeira teve como objetivo demostrar a diferença entre a força necessária para deformar uma peça a frio e uma peça a quente. Para esta prática foram utilizadas chapas de aço 1020 em temperatura ambiente, aquecidas no forno e aquecidas com a ajuda do maçarico. Para a segunda aula prática foi confeccionado uma matriz feita de Tecnil (Nylon) com as letras “IF”. Estas matrizes foram utilizadas para estampagem em placas de liga de alumínio sob diversas condições de carregamento, lubrificação e temperatura. Como esperado os alunos obtiveram erros e acertos durante as práticas, observaram detalhes do processo que impossibilitam ter um produto bem acabado e enriqueceram sua vivencia acadêmica.


Palavras-chave


Conformação Mecânica. Aula Prática. Aprendizagem.

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