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A prática profissional aplicada ao conhecimento científico
João Honório de Oliveira Lima, Everton Plácido, Sabrine de Oliveira, Fernanda Isabel Royer, Marcele Neutzling Rickes*

Última alteração: 04-10-2017

Resumo


O trabalho a seguir apresenta as atividades desenvolvidas no projeto de ensino Formação integrada para estudantes em adaptação curricular: a prática profissional aplicada ao conhecimento científico que, tem por finalidade o desenvolvimento de atividades práticas nos setores agropecuários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) - Campus Ibirubá a fim de proporcionar   ações interdisciplinares específicas adaptadas aos estudantes com necessidades educacionais específicas a vivências práticas. A metodologia adotada para a realização desse projeto envolveu a caracterização das atividades realizadas no ambiente profissional através da  construção de um formulário com as adaptações necessárias para que os estudantes fossem capazes de alcançar os objetivos propostos. Essa ação contou com o apoio técnico dos servidores do Campus e professores do curso, a partir da descrição do perfil profissional que  a instituição se propõe a formar. Nos setores agropecuários do Campus, os bolsistas são acompanhados por servidores técnicos administrativos responsáveis e/ou por docentes da área para a realização das atividades estabelecidas no formulário, de acordo com cronograma, respeitando-se um rodízio dos setores. Os bolsistas realizam as atividades por ciclos, cada trimestre um setor agropecuário é atendido e essas ações se repetirão até o final do projeto. De acordo com o Plano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, novos desafios são impostos ao desenvolvimento técnico-científico e a escola tem papel importante nessa formação permitindo ampliar a navegabilidade no mercado de trabalho. As atividades do referido projeto, que teve início em abril, contemplaram no primeiro trimestre, entre os meses de abril a junho, ações relacionadas às práticas agrícolas, como, por exemplo, estratificação de sementes, experimentação na lavoura de soja e atividades no laboratório de sementes e grãos. Nos meses de julho a setembro, as práticas foram direcionadas à floricultura e fruticultura, com a finalidade de ornamentação do Módulo Esportivo, envolvendo o plantio de mudas e construção de deck com palets. A previsão de encerramento do projeto é dezembro, sendo que no último trimestre, outubro a dezembro, as tarefas a serem desempenhadas compreendem práticas no setor pecuário. O projeto vem sendo construído ao longo dos meses de prática, e os resultados obtidos até o momento foram de crescimento e aprimoramento das potencialidades dos discentes.


Palavras-chave


Adaptação curricular. Interdisciplinaridade. Formação integrada

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