Portal de Eventos do IFRS, 6ª MOEPEX

Tamanho da fonte: 
Práticas educacionais interdisciplinares em hortas escolares
Tífani Lamb Dietze, Dainara Regina Roesler, Eduardo Matos Montezano*

Última alteração: 30-09-2017

Resumo


O referido trabalho teve por objetivo, desenvolver práticas educacionais interdisciplinares relacionadas com as diferentes áreas do conhecimento dos alunos através da horta escolar. Este trabalho faz parte do projeto de Extensão “Hortas escolares: desenvolvendo práticas educacionais interdisciplinares aplicadas ao meio ambiente”. Essas práticas visaram combinar as atividades na horta com os conteúdos abordados pela turma dentro de sala de aula. Sendo assim a horta vem sendo utilizada como um espaço didático, contextualizado, interativo e problematizador, gerando informações que possam contribuir para uma aprendizagem com significado amplo para as crianças. O aprendizado na horta foi abordado em sala de aula em diversas áreas do conhecimento, dentre alguns exemplos a serem trabalhados podemos citar: na disciplina de ciências, a importância do solo para as plantas, no que diz respeito ao armazenamento da água e nutrientes, os cuidados com o meio ambiente, também os conceitos de preparo do solo e irrigação, na horta a turma precisaria revolver o solo para que o ar pudesse penetrar e futuramente oxigenar as raízes e logo após irrigá-lo com a ajuda de um regador. Na disciplina de geografia, a diferença entre solos argiloso e arenoso, origem do solo, importância do clima para a horta escolar, composição do solo e a sua importância para as plantas e para o homem, nas aulas, os alunos puderam manusear o solo para praticarem a percepção da diferença dos grãos. Já na disciplina de matemática, calcular a área de cada canteiro. Na disciplina de português, uma atividade de criação de poesia a partir das vivências da horta escolar. Em história observar o desenvolvimento dos vegetais e assim realizar atividades relacionadas à origem de cada hortaliça e suas relações com os costumes das diferentes etnias. Em artes, realizar a construção de canteiros de garrafa plástica, futuramente expostos na cerca próxima a horta. Na disciplina de inglês, a confecção de placas de madeira com os nomes das hortaliças em português e inglês, criando um dicionário de hortaliças. A interdisciplinaridade é uma forte aliada para melhorar a educação e interagir com os diversos conteúdos, proporcionando uma aprendizagem dinâmica e motivadora, é importante ressaltar que a melhor maneira de socializar o conhecimento é através do trabalho em grupo.

 


Palavras-chave


Interdisciplinaridade. Hortas. Aprendizagem. Educação.

Texto completo: PDF