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Práticas educacionais aplicadas ao meio ambiente através das hortas escolares
Dainara Regina Roesler, Tífani Lamb Dietze, Eduardo Matos Montezano*

Última alteração: 02-10-2017

Resumo


O presente trabalho trata das questões ambientais de conscientização envolvidas dentro do projeto de extensão do IFRS/Campus Ibirubá: Hortas escolares: desenvolvendo práticas interdisciplinares aplicadas ao meio ambiente. O projeto vem sendo executado nas escolas municipais e estaduais dos munícipios de Ibirubá e Selbach. As escolas participantes do projeto foram a Escola Rincão Seco, Escola Anibal Magni e Escola Hermany. Nas escolas trabalhadas no referido projeto um dos objetivos foi relacionar o uso da horta com a alimentação saudável e livre de agrotóxicos já que o projeto tem sido realizado em um cenário escolar, onde a produção com finalidade comercial não é enfatizada e sim o aprendizado e a familiarização dos jovens com meio ambiente e suas peculiaridades. O projeto reforça a temática ambiental e o cuidado com o meio ambiente, através de práticas educacionais. Em algumas escolas foi observada uma certa resistência do público-alvo na ideia mais ecológica, pois estes já partem de uma educação com os conceitos muitos estabelecidos de que qualquer tipo de produção de alimentos deve estar necessariamente aliada ao uso de agrotóxicos, também sendo desconhecido por eles os prós de uma produção de base ecológica, reforçando a  razão para que o tema seja enfoque de tal projeto. As atividades desenvolvidas destacam também a importância de uma alimentação regulada com hortaliças onde busca-se repassar aos alunos os benefícios desta, que além de inúmeros são de extrema relevância para a saúde das pessoas em geral. Partindo do princípio de que a escola é a segunda casa de qualquer criança e/ou jovem, pode-se concluir também de que este é o ambiente onde se formam opiniões, dúvidas e o mais importante: conhecimento. Esse conhecimento precisa ser cada vez mais complementado e isso faz com que o projeto e as questões voltadas ao meio ambiente estejam presentes, num contexto de formação de cidadãos conscientes que mesmo tendo a tecnologia à sua disposição sabem as consequências destas e tem o devido aporte para avaliar e entender o meio ambiente como um lugar que deve ser sustentável e que não é fonte inesgotável de recursos e que precisa de cuidados.


Palavras-chave


Educação. Sustentável. Meio ambiente. Hortas.

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