Última alteração: 05-10-2017
Resumo
O trabalho descreve as oficinas tecnológicas que são ofertadas aos alunos do curso de Ciência da Computação do IFRS Ibirubá dentro do projeto de ensino “Acompanhamento ao Ensino de Computação: Monitoria, Nivelamento e Atividades de Estímulo ao Discente”, no qual o objetivo é estimular os alunos para que despertem o interesse no aprendizado de tecnologias ligadas a computação, e proporcionem oportunidades de interação que produzam melhorias no aprendizado. O intuito é estimular os alunos para que aprimorem seus conhecimentos, com isto, diminuir o número de evasão nas disciplinas tecnológicas, problema causado principalmente pela dificuldade em disciplinas concernentes a Programação. As Oficinas Tecnológicas que são disponibilizadas proporcionam o aprofundamento prático e teórico para alunos que estão iniciando seus estudos. São realizados eventos e ações sobre temas de interesse dos alunos. A criação de uma oficina inicia-se quando é encontrado algum assunto de interesse dos alunos, através de pesquisas. Nessas pesquisas é encontrado o assunto que desperta maior interesse, quantos alunos acompanhariam a oficina e qual a data que melhor atende a disponibilidade dos mesmos. Ao final de uma oficina é realizada outra pesquisa, para que sejam verificados e analisados os resultados. O primeiro evento da oficina realizado foi sobre o tema Desenvolvimento Web, em que, anteriormente, foi realizada uma pesquisa com todos os alunos do curso de Ciência da Computação a fim de verificar qual o tema de maior interesse, responderam a esta pesquisa 53% (cinquenta e três por cento) dos alunos do curso de Ciência da Computação e obteve-se como resultado principal que os alunos tinham interesse maior em Desenvolvimento Web, a partir disto, foi convidado um palestrante com conhecimento na área. O objetivo foi que o grupo participante tivesse uma visão geral sobre as tecnologias, como HTML, CSS, Javascript e uma visão superficial do framework bootstrap. A oficina foi realizada no dia 26 de agosto de 2017, em um curso com duração de 8 horas. 37,5% (trinta e sete vírgula cinco por cento) dos alunos participaram. Como próxima etapa, será realizada uma pesquisa com todos os participantes a fim de apurar os principais resultados da oficina em relação ao aprendizado das tecnologias e o interesse dos alunos pelo tema. A partir disto, pretende-se identificar novas oportunidades de oficinas.