Portal de Eventos do IFRS, 5ª MOEPEX

Tamanho da fonte: 
Atividades Diferenciadas do Pibid Campus Ibirubá na Disciplina de Matemática
Gabrielli Veiga, Ramone Tramontini

Última alteração: 16-10-2016

Resumo


A situação da educação brasileira gera preocupação devido ao desinteresse discente, falta de infraestrutura das escolas, professores desmotivados, entre outros. O professor não é mais o único redentor do saber, dentre suas várias atribuições, é mediador dos conhecimentos. Nesse aspecto a formação acadêmica necessita preparar o futuro professor para os desafios em sala de aula. O desenvolvimento do Pibid nas escolas públicas é importante, pois oferece aos educandos a possibilidade de aprender relacionando os conteúdos ao seu cotidiano com a utilização dos recursos pedagógicos, além de, oportunizar ao acadêmico o redimensionamento do ensino e aprendizagem. O Pibid no IFRS- Campus Ibirubá é realizado na disciplina de matemática em escola pública onde são desenvolvidas várias atividades diferenciadas. Algumas das atividades realizadas durante 2016 foram: Bingo da Potência e Raiz, Jogo dos Pontinhos, Trilha, Boliche das Frações e Banco Imobiliário. O que instigou a participação no Pibid é o desafio para ser professor hoje em dia, o quão é difícil realizar um trabalho eficiente e a necessidade de uma evolução constante. Os objetivos são: proporcionar oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino aprendizagem, desenvolver atividades diferenciadas envolvendo os conceitos matemáticos estudados e contribuir para a valorização do magistério. As atividades estão sendo desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Edison Quintana com uma turma de sexto ano, e ocorrem da seguinte forma: primeiramente  é realizada observação da aula de matemática,  seguido de monitorias nas quais os bolsistas auxiliam os educandos em suas dúvidas, o que permite verificar as deficiências no aprendizado dos conteúdos matemáticos. Paralelamente são realizados encontros pedagógicos entre bolsistas e professor supervisor, para planejamento das atividades diferenciadas a serem aplicadas definindo o melhor recurso pedagógico a ser utilizado. As atividades diferenciadas são aplicadas pelos bolsistas sob a supervisão do professor. As atividades já realizadas obtiveram sucesso em seu desenvolvimento, aonde todos os alunos participaram e colaboraram para sua execução. As experiências vivenciadas em sala de aula através do desenvolvimento de atividades mencionadas proporcionaram um aprendizado enorme para os envolvidos, pois remeteu à construção de conhecimento a aliança entre teoria e prática.


Palavras-chave


Ensino. Recursos Pedagógicos. Aprendizagem.

Texto completo: PDF