Última alteração: 16-10-2016
Resumo
O presente relato, mostra a experiência vivenciada no ProjetoPIBID, através do Subprojeto “Recursos e Práticas Motivadoras e suas Diferentes Formas de Comunicação no Ensino da Matemática”, no curso de Licenciatura em Matemática do IFRS – Campus Ibirubá. A experiência ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Edison Quintana no ano de 2016, com uma turma de 8º ano composta por 16 alunos. Diante do cenário atual da educação brasileira, o desenvolvimento do projeto PIBID mostra-se de suma importância, pois engloba práticas e conhecimentos necessários para a construção de saberes tanto para alunos quanto para bolsistas e professores. Tendo em vista que a matemática é uma das áreas do conhecimento prioritárias para o desenvolvimento humano pelo fato de que sua linguagem, seus conceitos e métodos são essenciais para muitas outras áreas,os acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática podem ao vivenciar esta realidade desenvolver ações junto a professores em exercícioaprimorando a formação acadêmica. O trabalho iniciou com observações onde se teve uma visão geral de como a turma se comporta diante das aulas. Posteriormente, passou-se a ter um contato direto com os discentes através de monitorias e aplicações de atividades, onde foram trabalhados conceitos e conteúdos programáticos da disciplina. A partir desse momento é que vivenciou-se a realidade de cada aluno em particular, conhecendo suas dificuldades. O jogo pedagógico foi o principal recurso utilizado, pois desta forma o aprendizado tornou-se mais prazeroso, havendo uma troca de conhecimentos e uma maior interação entre professores, alunos e bolsistas. Assim criou-se um ambiente descontraído ao fugir da educação formal, transformando a sala de aula em um espaço mútuo de ensino e aprendizagem, proporcionando aos educandos a oportunidade de ter pensamentos próprios, críticos e práticos. A participação no Subprojeto permitiu conhecer melhor a realidade do Ensino Público de modo geral e do Ensino de Matemática em particular e, a partir daí, identificar problemas, pesquisar e propor soluções, assumir compromissos, desenvolver e compartilhar saberes matemáticos e didáticos entre si e com supervisores e ainda, criar jogos pedagógicos. Tendo em vista o trabalho desenvolvido no PIBID e os resultados obtidos até o presente momento, observa-seque o uso de jogos pedagógicos nas aulas de matemática é um importante recurso didático que só vem a somar no processo de ensino e aprendizagem.