Portal de Eventos do IFRS, 5ª MOEPEX

Tamanho da fonte: 
Aprendendo e desenhando: mostra artística das atividades da horta escolar na educação infantil da Escola Rincão Seco - Ibirubá-RS.
Marina Alessa Kilpp, Carolina Schweig, Ana Meinen, Eduardo Montezano*

Última alteração: 13-10-2016

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo divulgar, através dessa mostra de desenhos,  a atividade didática realizada nas turmas da educação infantil da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rincão Seco, como parte do projeto de extensão “Hortas escolares: desenvolvendo práticas educacionais interdisciplinares aplicadas ao meio ambiente”.  Através das inúmeras ações realizadas, busca-se efetivar o caráter interdisciplinar da proposta através da integração de diferentes áreas do conhecimento, destacando a importância das hortaliças numa alimentação saudável, práticas agrícolas que possibilitem a implantação de uma horta escolar de base ecológica e fortalecendo a ações de educação ambiental que possam ser desenvolvidas, aliando de maneira prática o conteúdo teórico trabalhado em sala de aula pelos professores. Os alunos da educação infantil participaram efetivamente da implantação e condução da horta escolar na sua instituição, onde foram desenvolvidas atividades de semeadura e plantio de várias espécies de hortaliças e plantas medicinais, técnicas e cuidados necessários na horta como adubação, capinas, irrigação e até mesmo a colheita de algumas espécies como alfaces, brócolis, cenouras, salsa e morangos. As atividades eram realizadas semanalmente com a participação de alunos voluntários do IFRS-Campus Ibirubá, que acompanhavam essas práticas e demais cuidados necessários à condução da horta. Essa mostra artística, através dos desenhos dos alunos da educação infantil é o resultado do processo de aprendizado e documentação das inúmeras práticas realizadas durante o ano de 2016, vinculadas ao projeto de extensão sobre as hortas escolares. Os trabalhos realizados, ora representados pelos desenhos foram uma forma lúdica do aluno da educação infantil representar parte do conteúdo trabalhado e uma forma concreta de adequar métodos avaliativos diferenciados e ressaltar o caráter interdisciplinar do processo de aprendizagem. Além disso, permitiu também aos alunos demonstrar de forma direta aquilo que julgaram ser o mais importante ou mesmo aquilo que lhes chamava mais a atenção durante as atividades realizadas. A mostra artística dos desenhos produzidos pelos alunos possibilita uma maior visibilidade do trabalho de parceria executado mediante a ação de extensão entre o IFRS-Campus Ibirubá e a Escola Municipal Rincão Seco sobre a temática das hortas escolares, que na essência do projeto busca aliar um aprendizado mais dinâmico, criativo e estimulador das percepções sensoriais das crianças em relação ao meio ambiente.

 


Palavras-chave


Hortas escolares. Educação infantil. Arte-educação. Meio Ambiente. Extensão.

Texto completo: PDF