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Educação Financeira: Divagando sobre propostas de ensino
Carla Luiza Rannov, Luana Henrichsen, Kellin Letícia Bohrz, Marsoé Cristina Dahlke

Última alteração: 13-10-2016

Resumo


A educação matemática muitas vezes configura-se de forma tradicional, baseada em métodos de memorização, sem levar em consideração a formação de sujeitos livres, conscientes e responsáveis. Um dos conteúdos de matemática que consideramos de grande relevância considerando esses aspectos é a educação financeira, campo esse ainda pouco explorado pelas escolas na disciplina de matemática. Seria importante a escola oportunizar conhecimento e informações adequadas sobre o tema, ajudando na qualidade de vida e proporcionando ao aluno condições de pensar e entender como administrar o seu orçamento. Neste contexto, está sendo desenvolvido o projeto “Educação financeira: uma proposta de organização, reflexão e ação para alunos do ensino fundamental”, em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental Edison Quintana, pertencente à rede pública estadual do município de Ibirubá- RS. Esse projeto tem como objetivos oportunizar aos alunos do ensino fundamental conhecimento, informação e organização sobre seu orçamento e sua família além de desenvolver conscientização sobre consumo e gastos desnecessários e educar para consumir de modo ético e responsável. A metodologia adotada para a realização do projeto constitui-se de atividades presenciais realizadas quinzenalmente, com duração de uma hora, no período de aula normal dos alunos. As atividades desenvolvidas foram leitura de livros infantis relacionados ao tema, discussões e relatos sobre os mesmos, questionários, vídeos educativos, confecção de jogos e socialização do material trabalhado com a turma e a família. No primeiro semestre de 2016, as atividades do projeto foram realizadas com duas turmas do terceiro ano. Avaliou-se o desempenho dos alunos em sala de aula em relação às atividades realizadas, a partir de um questionário aplicado em dois momentos: pré-projeto e pós- projeto. Observou-se que a grande maioria dos alunos possuía pouco conhecimento sobre o assunto, antes do início do projeto. Além disso, percebeu-se que os alunos adquiriram uma conscientização sobre o assunto e passaram a refletir a real necessidade de adquirir um produto, demonstrando a importância de uma educação financeira desde os anos iniciais de formação da criança.

Palavras-chave


Conhecimento. Instrução. Conscientização.

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