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Abordagem de temas sociais na obra de Kitty Crowther
Márcia Regina Mendes Delazeri, Francele Trilha dos Santos, Silvani Lopes Lima

Última alteração: 17-10-2016

Resumo


O presente estudo, de caráter bibliográfico, traz como proposta investigar a subjetividade com que são abordados temas como gênero e etnia na produção literária de Kitty Crowther dentro da literatura infantil e juvenil. A relevância da proposta reside na necessidade de proporcionar às crianças e aos jovens o acesso à leitura de textos cujos autores estejam comprometidos com a formação de leitores críticos e socialmente conscientes. A fim de contemplar os objetivos do estudo, o trabalho tem como foco o livro Meu amigo Jim, uma narrativa fantástica cujo enredo aborda amizade, etnia e valorização da leitura de modo sutil e puro. A escolha da obra deu-se pela sensibilidade com que trata de questões delicadas do cotidiano adulto e infantil, sem ser óbvio. O livro aborda a diversidade de forma sensível, em especial para as crianças familiarizarem-se com a temática. Pode-se falar que a autora trata de temas que são considerados difíceis de explicar para crianças, mas que na verdade são perfeitamente passíveis de serem abordados com esse público. O estudo trará, ainda, a análise do caráter pedagógico da obra a partir das contribuições de Zilbermann (1982), além da abordagem dos elementos inerentes à literatura infantil e juvenil de acordo com Colomer (2003), que destaca, na literatura infantil e juvenil, a possibilidade da reflexão acerca do mundo social do protagonista, permitindo-lhe a construção de um olhar fundado em valores ético-morais. Trata-se de um estudo que visa à valorização de autores modernos na formação de leitores cientes de seu papel social, sem que isso signifique abrir mão da fantasia e da imaginação inerentes à criança e ao jovem. Além disso, entende-se que a escolha de obras dedicadas às crianças e jovens necessita de um olhar acurado do professor, através da valorização de textos que ofereçam elementos pertinentes ao mundo desse público leitor, mas que o leve à reflexão e à percepção de que seu contexto também se reflete no personagem que supera obstáculos e que neles se fortalece, oferecendo-lhe ferramentas para compreender elementos e circunstâncias de seu cotidiano. Assim, a partir do estudo realizado, verificou-se que Crowther traz em sua obra a sutileza e a magia necessárias ao mundo infantil, porém com contornos de realidade, de engajamento social, de reflexão e percepção das diferenças como elementos inerentes à sociedade.

 


Palavras-chave


Literatura infantil. Reflexão. Diferenças.

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