Tamanho da fonte:
Ensino de Filosofia no Ensino Médio e Técnico
Última alteração: 16-10-2016
Resumo
O projeto de ensino tem como objetivo principal a promoção da reflexão sobre a prática pedagógica no componente curricular de Filosofia nas turmas ministradas pelo professor Franco Soares no Ensino Médio e Técnico no campus Bento Gonçalves do IFRS. O projeto será desenvolvido por meio de oito reuniões mensais, de 55 minutos de duração, entre maio e dezembro de 2016, nas quais serão convidados a participar dois estudantes de cada uma das quatro turmas dos primeiros e segundos anos. Os encontros serão mediados pelos bolsistas e pelo coordenador do projeto e consistirão basicamente em debates sobre as práticas pedagógicas da disciplina de Filosofia. Além de propor debates com os alunos sobre os diversos métodos de Ensino de Filosofia e suas peculiaridades no que diz respeito às respectivas considerações sobre didáticas, avaliações, competências e conteúdos mais adequados ao Ensino de Filosofia, também haverá a tentativa, e posterior análise do grupo, de transposição das principais conclusões sobre esses temas para a prática da sala de aula. Além dos encontros mensais, haverá encontros semanais com os bolsistas do projeto. Nesses encontros, os bolsistas planejarão e desenvolverão atividades específicas como leitura e discussão de textos sobre Ensino de Filosofia, realização de uma pesquisa quantitativa nas turmas envolvidas, mediação das discussões entre os demais discentes, entre outras. O projeto se justifica porque, em primeiro lugar, busca superar as lacunas e obstáculos que inevitavelmente existem na comunicação e no contato da sala de aula. O diálogo frequente entre o professor e os alunos selecionados para participarem do projeto promove a troca de experiências e expectativas entre todos os envolvidos, ao permitir, por exemplo, que o professor avalie e ouça criticamente as demandas dos alunos, e que os alunos interajam entre si e com o professor. Essas interações permitirão aos alunos se reconhecerem como agentes coletivos na construção do componente curricular e ao professor dirigir as atividades em sintonia com as posições e observações dos alunos e com seus objetivos de ensino-aprendizagem. Em segundo lugar, a realização desse projeto apresentará um caminho que pode tornar-se objeto de uma análise mais abrangente àqueles docentes e gestores escolares do campus Bento Gonçalves. Conclui-se que o projeto está obtendo resultados significativos de acordo com seu cronograma, pois se mantém a regularidade da participação dos alunos nas reuniões mensais, os bolsistas estão desenvolvendo as atividades propostas e os demais alunos estão colaborando para o andamento das discussões.
Palavras-chave
Filosofia. Ensino de Filosofia. Ensino Médio e Técnico. Filosofia da Educação. Metodologia de Ensino.
Texto completo:
PDF