Portal de Eventos do IFRS, 5ª MOEPEX

Tamanho da fonte: 
Bitcoin: A moeda Digital
Kelven Klein Rocha, Ronaldo Serpa Da Rosa

Última alteração: 24-10-2016

Resumo


Bitcoin: a Moeda Digital

Kelven Rocha 1, Ronaldo Serpa da Rosa²

 

1Aluno do Bacharelado de Ciência da Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS, Brasil.

 

2Professor Orientador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS, Brasil.

 

 

Satoshi Nakamoto: tornou realidade uma moeda digital, cujo lastro são suas propriedades matemáticas, baseada na internet, que não depende de terceiros, um sistema aberto, transparente e incrivelmente seguro, em que as transações têm o objetivo de ocorrer diretamente entre as duas partes sem passar por bancos ou terceiros. Não existe limite de quantidade que possa ser repassada, sua conta não pode ser congelada e você pode enviar ou receber bitcoin para qualquer parte do mundo. Cada carteira possui uma chave de identificação única e uma senha de acesso (Como em um e-mail). Você envia bitcoins somente se souber a chave de identificação da carteira destino. Todas as transferências são realizadas de forma anônima. E toda transferência gera um trabalho computacional. Cada troca de bitcoins entre as carteiras dos usuários é registrada anonimamente em um registro denominado blockchain. Cada registro gera um processamento em um computador na rede de bitcoins. O registro das transações (blockchain) percorre toda a rede de mineradores de bitcoin, mineradores esses, que são recompensados por processar as milhões de transações que ocorrem diariamente (Método de processamento paralelo per-to-peer). Ou seja, os bitcoins são gerados como recompensa para os minerados que empregam hardware para processar as operações da corrente de registro (blockchain). Os bitcoins são gerados automaticamente a partir de uma fórmula matemática fixa. A blockchain é uma base de dados de transações compartilhados por todos os que fazem parte do um sistema baseado no protocolo bitcoin. Uma cópia completa do corrente bloco da moeda contém todas as transações já realizadas. Com isto, torna-se auto auditório. Cada bloco contém um endereço do bloco anterior. Isso tem o efeito de criar uma cadeia de blocos a partir do bloco inicial para o bloco mais novo. Cada bloco é também computacionalmente inviável de modificar uma vez que caia na blockchain. Estas propriedades são o que fazem o gasto duplo impossível (Como no cheque sem fundo). Resulta-se que a blockchain é a principal inovação do bitcoin, trazendo uma segurança jamais vista para esse tipo de aplicação. Conclue-se que o bitcoin têm seu funcionamento diferenciado por ter características somadas únicas nunca vistas até então fortalecidas pela blockchain: descentralizado ( Transações sem precisar de bancos ou terceiros), auto auditório (A blockchain elimina a possibilidade de fraudes), acessível (Transacionar bitcoin não exige custos), provém acesso rápido ao mercado global (Não é suscetível à políticas econômicas), que somadas trazem grandes benefícios para as várias sociedades e pessoas que adotam.

 

Referências:

Artigos:

Jeffrey Tucker, A pequena cripto que pode proteger indivíduo da sanha estatal quinta-feira, 9 de julho

de 2015 Disponível em: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2135

Por que Satoshi Nakamoto merece o Prêmio Nobel de Economia

por Fernando Ulrich, domingo, 15 de novembro de 2015 http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2223

O que é o dinheiro, como ele surge e como deve ser gerenciado

por Peter Schiff, sexta-feira, 15 de junho de 2012 http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1336

Bitcoin: o nascimento do dinheiro (Parte 1)

por Fernando Ulrich, segunda-feira, 22 de abril de 2013  http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1579

Por que precisamos entender o Bitcoin

por Fernando Ulrich, domingo, 9 de agosto de 2015 http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2160

http://www.infomoney.com.br/blogs/moeda-na-era-digital/post/4403415/por-que-satoshi-nakamoto-merece-premio-nobel-economia

 


Palavras-chave


: Bitcoin. Blockchain. Moeda digital

Texto completo: PDF