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Cultura de massas e o papel da escola: um estudo de caso com alunos de EJA à luz das definições de Adorno.
Raphael da Silveira Duarte, Sérgio Guilherme dos Santos Portella

Última alteração: 15-10-2016

Resumo


O presente estudo trata-se de uma pesquisa com alunos de educação de jovens e adultos (EJA) em uma comunidade escolar na cidade de Osório, no estado brasileiro do rio Grande do sul. O pesquisador escolheu estudar a modalidade EJA por ter vivido a experiência de cursar o ensino médio nessa modalidade, sendo levado à hipótese da insuficiência da prática de espelhamento do currículo da educação básica na modalidade EJA, o que o levou a investigar as expectativas e necessidades dos estudantes da modalidade e a percepção desses quanto ao papel da escola no suprimento das mesmas. Com base nos conceitos de Adorno a respeito de cultura de massas, indústria cultural, esclarecimento e dialética negativa, foram analisados os aspectos socioeconômicos e socioculturais da comunidade escolar em questão, através de pesquisa estruturada realizada com alunos e indicadores disponibilizados por órgãos governamentais, além da estrutura da escola estudada e os indicadores educacionais existentes sobre a mesma. Os resultados da pesquisa foram ao encontro do que sustenta Adorno quando afirma que os indivíduos não se identificam uns com os outros e com as instituições, fato que pode resultar em barbárie e violência, revelando que a escola não contribui suficientemente para a emancipação do sujeito, sendo, na maioria das vezes mero mecanismo da indústria cultural para manutenção e reprodução das desigualdades sociais.  A realização deste estudo buscou proporcionar benefícios para a comunidade escolar estudada, implementando e refletindo sobre melhorias necessárias, e para a sociedade em geral, dada a conseguinte apresentação de dados que poderão ser aproveitados para a formulação de políticas públicas.

Palavras-chave


Cultura de massas. Papel da Escola. Adorno. EJA. Indústria Cultural.

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