Última alteração: 14-10-2016
Resumo
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a escola deve promover debates, estudos e discussões sobre sexualidade, relações de gênero, diversidade sexual, entre outras temáticas. A escola, na contemporaneidade, deve promover o desenvolvimento da empatia e respeito pelo outro, abordando conhecimentos, valores e formas de viver sobre as quais os currículos se calaram durante centenas de anos. Abordando estas temáticas, a escola deve levar a conhecer as razões dos conflitos que se escondem por trás dos preconceitos e discriminações que alimentam as desigualdades sociais, étnico-raciais, de gênero e diversidade sexual, entre outras. É a partir destes compromissos da instituição escolar, que o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade – NEPGS, do campus Ibirubá, propõe este minicurso. Com esta proposta, o núcleo visa abordar conceitos e reflexões básicas sobre gênero e sexualidade, suscitando um debate que contribua com o melhor entendimento da comunidade escolar sobre estas temáticas. Assim, seu objetivo principal é contribuir para a promoção da igualdade de gênero e para diminuição dos preconceitos e violências relacionados a gênero e diversidade sexual. A metodologia de trabalho utilizará a exposição de infográficos e descrição de casos para explicar e exemplificar os conceitos de gênero, orientação sexual, bem como feminismo, machismo, homofobia, entre outros, de forma didática. A partir do debate sobre o exposto, os participantes serão convidados a confeccionar um infográfico em tamanho grande, expondo os conhecimentos adquiridos e as discussões desenvolvidas. O minicurso contará com 20 vagas, tendo como público-alvo estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação, e servidores. O minicurso será ministrado no turno da tarde. Para sua realização, serão necessários os seguintes materiais: datashow, folhas A4, canetas, canetinhas de cores diversas, canetões de cores diversas, cartolinas e papel pardo.