Portal de Eventos do IFRS, 3ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Alvorada

Tamanho da fonte: 
Sarau do Sol e da Lua: Sarau permanente no Campus Alvorada
Carolina Possa, Henrique Santos Marcelino, Jair Peixoto Oyarzabal, Cleiton Luiz Freitas de Oliveira

##manager.scheduler.building##: Campus Alvorada
##manager.scheduler.room##: Sala 110
Data: 16-10-2018 03:30  – 05:00
Última alteração: 10-10-2018

Resumo


O projeto de extensão, música e corpo no mundo: vivências de música e protagonismo juvenil, realizado em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II, tem como objetivo construir conhecimentos musicais, tanto com os estudantes desta escola quanto com os bolsistas e voluntário(as) do projeto. Na experiência da escola, montamos uma turma para oficinas de música com as turmas de 9° ano, nas quais atuam os(as) bolsistas do projeto no planejamento e execução. Além disso, os(as) bolsistas e voluntários(as) se organizam em um grupo musical e com este, realizam apresentações. A partir disso, surgiram diversos desdobramentos. Com a necessidade de experimentar o repertório que o grupo estava ensaiando na ocasião da sua primeira apresentação musical, o mesmo realizou um ensaio aberto no Campus. Ao perceber as possibilidades de integração e de desenvolvimento pessoal e artístico dos participantes, emergiu o desejo de realizar isto de forma permanente. Assim, decidimos construir o “Sarau do Sol e da Lua”, com o objetivo de desenvolver ações artísticas, colaborativas e de aprendizagem a fim de potencializar o desenvolvimento da autonomia e protagonismo juvenil onde, por meio da arte, adolescentes e jovens coloquem a voz e o corpo no mundo. O sarau é um movimento artístico para a comunidade interna e externa do IFRS e é realizado quinzenalmente. Entendendo a arte como uma dimensão humana e uma linguagem muito presente, sobretudo na vida dos adolescentes, estamos buscando produzir o vínculo de extensão com a comunidade externa do campus. Em vista disso, planejamos, a participação futura da turma de estudantes das oficinas de música do próprio projeto da escola Dom Pedro II e, estamos buscando estratégias para envolver a comunidade artística da cidade. A partir das experiências vividas com o sarau conseguimos observar a integração dos servidores e discentes de diferentes turmas e cursos do Campus Alvorada, e aos poucos, a participação da comunidade externa do Instituto. O projeto original, previa apresentações do grupo musical em Alvorada, fora do Campus. Com a criação do sarau e a necessidade de divulgação do processo seletivo de ingresso no IFRS, os próximos passos são a realização da edição itinerante do Sarau do Sol e da Lua. Com fins, de acolher as expressões artísticas das escolas municipais e estaduais, levando o sarau a outros âmbitos e, ao mesmo tempo divulgando as ações e o ingresso do IFRS para a comunidade do entorno.

Palavras-chave


Sarau; Artes; Protagonismo Juvenil.