Portal de Eventos do IFRS, 3ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Alvorada

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Música e corpo no mundo: vivências de música e protagonismo juvenil
Henrique Santos Marcelino, Carolina Possa, Jair Peixoto Oyarzabal, Gustavo Pinheiro da Silva, Cleiton Luiz Freitas de Oliveira

##manager.scheduler.building##: Campus Alvorada
##manager.scheduler.room##: Sala 101
Data: 16-10-2018 01:30  – 03:00
Última alteração: 10-10-2018

Resumo


Este resumo tem o objetivo de apresentar o Projeto de Extensão Música e Corpo no Mundo: vivências de música e protagonismo juvenil, no qual, entre outras atividades, realizamos oficinas de música em uma escola municipal de ensino fundamental do entorno do Campus Alvorada. Essa atividade do projeto consiste em desenvolver conhecimentos musicais com os alunos da escola Dom Pedro II, por meio de aulas práticas utilizando o corpo como instrumento para melhor compreensão de ritmo, tempo e andamento e o violão como principal objeto de estudo nas aulas. O projeto foi oferecido às duas turmas de 9º ano da escola, com adesão de aproximadamente 15 pessoas,  para que além da música, pudéssemos fomentar o interesse pelo ingresso no Instituto Federal. Os alunos e alunas participantes aprendem as notas musicais, acordes no violão, tempo, ritmo, curiosidades sobre o mundo musical, conhecem instrumentos e aparelhos musicais diferentes, aprendem as posturas que podem ser mais adequadas para o manejo do violão, a diferença entre tocar sozinho ou em um grupo e a importância da música para o mundo. O objetivo é construir conhecimento musical prático no violão e experiências vividas em aula que promovam a integração entre os estudantes e o protagonismo juvenil. Os resultados até o momento estão sendo muito positivos, considerando que a cada semana os alunos e alunas se envolvem e aprendem mais coisas novas.  Eles e elas estão construindo o sentido de grupo e agindo incisivamente nos caminhos do projeto, como quando reivindicaram que os encontros, que inicialmente eram quinzenais se realizassem semanalmente ou quando sugeriram uma visita ao Campus com um almoço coletivo. Os estudantes estão bem motivados em continuar participando do projeto, indo frequentemente às aulas, pois possuímos uma dinâmica diferenciada nas aulas, não tornando-a massante, com exercícios diferenciados, como percepção do som, acústica do ambiente, ritmo e andamento. Algumas aulas foram praticadas ao ar livre, fugindo do ambiente convencional de estudo, tornando mais convidativo para o aprendizado almejado. Além disso, os participantes têm compreendido que as atividades corporais, nas quais pensamos o ritmo, o andamento, os compassos, a sincronia, etc., são fundamentais para o desenvolvimento musical. Com essa experiência eles têm percebido que ritmo é movimento, e que, o aprendizado do ritmo, e dos tempos musicais são muito melhores construídos quando passam por outras formas de assimilação, além da pura explicação e métodos de imitação.


Palavras-chave


Música; Aprendizado; Protagonismo juvenil