Portal de Eventos do IFRS, 3ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Alvorada

Tamanho da fonte: 
“SORA, VAI VALER NOTA?”: OFICINAS PARA ENSINO MÉDIO
Rafaela Moraes Cardoso, Priscila Silva Esteves, Giseli Paim Costa

##manager.scheduler.building##: Campus Alvorada
##manager.scheduler.room##: Sala 108
Data: 17-10-2018 01:30  – 03:00
Última alteração: 10-10-2018

Resumo


Por lei, o ensino médio é a etapa concluinte da educação básica. Dada a importância da educação para a sociedade, pensar em ações que motivem os alunos e possam contribuir para o seu crescimento e desenvolvimento geram benefícios para todas as partes. A II Semana Acadêmica do Eixo Gestão e Negócios do IFRS – Campus Viamão ocorreu nos dias 20, 21 e 22 de junho de 2018 e foi organizada pela turma de Tecnologia em Processos Gerenciais do 3º semestre. O evento foi aberto ao público externo e contou com palestras, mesa redonda e oficinas, estas, destinadas aos alunos do ensino médio integrado do campus. A ideia das referidas oficinas surgiu a partir do contexto das duas turmas do ensino médio integrado (técnico em meio ambiente e técnico em administração) serem as primeiras do campus, e como esta fase escolar pode ser decisiva para a vida dos alunos. As oficinas ocorreram após o horário de aula dos estudantes, durante os três dias do evento e foi realizada uma dinâmica para ilustrar na prática, e com descontração, cada assunto abordado. As oficinas ministradas foram “Os desafios da liderança na atualidade”, “Cuidados em processos seletivos de emprego” e “Desenvolvimento pessoal”, os ministrantes foram três alunos que faziam parte da organização do evento. O objetivo principal destas oficinas era tratar de uma forma dinâmica e interessante, assuntos que geralmente não são abordados em sala de aula, mas que são de suma importância para o desenvolvimento dos alunos. Ao final das atividades, no último dia do evento, os alunos expuseram suas opiniões, podendo concluir-se que as oficinas tiveram um resultado extremamente positivo, além do fato de ter aumentado o número de participantes da primeira para a terceira oficina. Os estudantes relataram que participariam de mais atividades como essa sempre que possível, e que acreditavam que a experiência ajudaria em vários âmbitos de suas vidas, não somente no ramo acadêmico. A partir do relato dos alunos pode-se perceber que estas atividades extracurriculares são de grande valia para educação, podendo contribuir de fato para um melhor desenvolvimento pessoal dos estudantes, bem como promover a aproximação entre discentes e a instituição de ensino.


Palavras-chave


Educação; oficinas; ensino médio