Portal de Eventos do IFRS


Conheça o SOAC - Suporte Técnico: [email protected]

XIX Escola Regional de Banco de Dados

Sobre o ERBD 2024

A Escola Regional de Banco de Dados (ERBD) é um evento anual, sem fins lucrativos, realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É um evento anual itinerante, que reúne especialistas da academia e da indústria da área de banco de dados para discussão e apresentação de trabalhos científicos, realização de palestras, minicursos, oficinas, painéis com debatedores e relatos de experiências e aplicações. Nessa edição o evento é executado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Farroupilha.

Acessar a conferência

Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Ética e Tecnologia: Para que(m) serve o conhecimento?

O 8º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS tem por objetivo geral oportunizar um espaço de integração à comunidade acadêmica, visando ao compartilhamento dos conhecimentos produzidos nos âmbitos da pesquisa, da extensão e do ensino, nas diversas áreas do conhecimento, para a sociedade, bem como à promoção da reflexão sobre a importância da ciência para o desenvolvimento do país.
Ocorrerá nos dias 23 e 24 de novembro de 2023.

Acessar a conferência

IV Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica e IV Seminário ProfEPT IFRS

O evento tem como objetivo discutir aspectos relacionados à ciência, a cultura e a tecnologia, no âmbito das instituições de ensino que trabalham com a Educação Profissional e Tecnológica, considerando-se o momento histórico e político vivenciado no Brasil e a necessidade de refletir sobre estas questões do ponto de vista da pesquisa em educação. O público alvo do evento são pesquisadores, cujos trabalhos de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação se vinculam à Educação Profissional e Tecnológica.

Acessar a conferência

MTC - Mostra Técnico-Científica (IFRS - Campus Bento Gonçalves)

A Mostra Técnico-Científica é um evento promovido pelo IFRS - Bento Gonçalves, que visa estimular a participação em ações de ensino, pesquisa/ inovação, extensão e a iniciação científica dos estudantes do nível fundamental, médio, graduação e pós-graduação.

O objetivo geral da Mostra Técnico-Científica 2023 - MTC 2023  é disponibilizar um momento de apresentação, divulgação  e discussão de trabalhos de ensino, pesquisa e inovação, extensão e/ou indissociáveis,  elaborados por estudantes do Campus Bento Gonçalves e de outras instituições de ensino públicas e privadas, promovendo a troca de experiências e conhecimento.

Acessar a conferência

MOEPEX | Campus Ibirubá

Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão, do Campus Ibirubá. O evento conta com a participação de docentes, técnicos administrativos e estudantes internos da Instituição e também de Instituições externas oriundas da comunidade local e regional.

Acessar a conferência

Anais da Semana Acadêmica da Licenciatura em Matemática do IFRS, Campus Caxias do Sul

Os Anais da Semana Acadêmica da Licenciatura em Matemática do IFRS, Campus Caxias do Sul, com publicação anual, incluem os resumos da Semana Acadêmica nas modalidades de palestras, oficinas, comunicações científicas e conferências, todas na área do Ensino de Matemática, Matemática Pura e Matemática Aplicada.

Acessar a conferência

12ª JEPEx - Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão e 6ª Mostra Cultural, Científica e Tecnológica do Campus Erechim

O objetivo geral do evento é socializar práticas, experiências e saberes no campo do ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação desenvolvidas no Campus Erechim do IFRS e em outras Instituições de ensino.

ISSN 2595-3842 - JEPEx - Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão

Acessar a conferência

Mostra Técnica do Campus Feliz

A Mostra Técnica é um evento promovido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Feliz de cunho científico-tecnológico e cultural, a qual promove a interlocução entre estudantes de Ensino Médio, Ensino Profissionalizante, Ensino Superior e Pós-Graduação, a partir da exposição de trabalhos desenvolvidos no ambiente educacional.

O objetivo geral do evento é contribuir para o compartilhamento do conhecimento produzido nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão, no âmbito das instituições públicas e privadas de Ensino Médio, Ensino Profissionalizante, Superior e/ou Pós-graduação, mediando interlocuções entre diferentes práticas das áreas do conhecimento.

Acessar a conferência

Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Rolante

A Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS do Campus Rolante  constitui-se em um espaço de socialização dos conhecimentos produzidos em sala de aula através  de ações de pesquisa, extensão e ensino realizadas nos campus da Instituição e na região.

Acessar a conferência

Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

A Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS) objetiva a difusão dos conhecimentos produzidos pelos estudantes do nível fundamental, médio, graduação e pós-graduação, nas dimensões de pesquisa, ensino e extensão, no âmbito das instituições de ensino técnico e tecnológico de Viamão e da região, visando a troca de experiências e divulgação a partir da exposição de trabalhos e de atividades envolvendo diferentes práticas e saberes:

V Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

IV Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

III Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

II Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Outros eventos do Campus:

Encontro de Pesquisa em Gestão e Negócios do IFRS

Acessar a conferência

Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Veranópolis - MEPE

A  Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Veranópolis -  MEPE - constitui-se em um espaço para integração, compartilhamento e promoção de trabalhos realizados por alunos matriculados e egressos dos cursos regulares e dos cursos de extensão ofertados pelos Campus do IFRS, bem como por bolsistas de ensino, pesquisa e extensão da instituição.

ORIENTAÇÕES

Para consultar as edições da MEPE, acesse ARQUIVO

Para consultar os trabalhos publicados, acesse os Anais em suas respectivas edições

Acessar a conferência

Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Alvorada

A 3ª MEPEx do IFRS - Campus Alvorada tem por objetivo promover um espaço de troca de experiências, exposição e discussão de projetos e atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos por estudantes e servidores do IFRS e de outras instituições de cultura, educação e saúde, contextualizados à realidade científica, tecnológica, econômica e sociocultural da sua região.

Período para submissões: De 06 à 23 de Agosto de 2018

Link para SUBMISSÕES

Precisa de Ajuda? Acesse o PASSO A PASSO PARA SUBMISSÕES

Link para EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO - ALIMENTAÇÃO

Link para EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO - ARTESANATOS

Link para o REGULAMENTO GERAL

Maiores informações através do email: [email protected]


Acessar a conferência

Mostra IFTEC

A Mostra IFTec é organizada pelo IFRS – Campus Caxias do Sul. O Campus iniciou suas atividades em 03 de agosto de 2010, e realizou sua primeira Mostra em 2012. Atualmente atende mais de mil e quinhentos alunos, estudantes dos três turnos: manhã, tarde e noite. O campus oferece cursos técnicos integrados ao ensino médio – Técnico em Administração, Técnico em Química, Fabricação Mecânica e Técnico em Plástico; curso subsequente – Técnico em Plásticos; cursos superiores – Engenharia de Produção, Engenharia Metalúrgica, Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Processos Metalúrgicos; Pós-graduações – Especialização na Docência em Educação Básica e Profissional e  Mestrado Profissional em Tecnologia e Engenharia de Materiais.

http://mostraiftec.caxias.ifrs.edu.br

Acessar a conferência

Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS, Campus Caxias do Sul

A Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul, ocorre anualmente desde 2016. É um evento aberto ao público em geral, constituindo-se em um espaço para divulgação, promoção e exposição de trabalhos realizados por estudantes voluntários ebolsistas de ensino, pesquisa e extensão do IFRS.

Acessar a conferência

I Mostra Metropolitana do IFRS

O evento congrega a 5ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão (MEPEx) do Campus Alvorada, o 4º Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENPEX) do Campus Canoas, a 21ª Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão (MostraPOA) do Campus Porto Alegre, a 10ª Mostra Científica do IFRS Campus Restinga e a 5ª Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do Campus Viamão.

O evento ocorrerá de forma gratuita e virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia Covid-19.

O tema da I Mostra Metropolitana do IFRS será “Metrópoles em tempos de pandemia: desafios para a ciência e para a educação”.

O objetivo geral é promover um espaço virtual de troca de experiências, exposição, discussão de projetos e ações de ensino, pesquisa, extensão, bem como performances artísticas e culturais.

 

Acessar a conferência

Mostra Científica do IFRS - Campus Restinga

A Mostra Científica é um espaço para exposição, apresentação e discussão de trabalhos e projetos técnico-científicos elaborados por alunos e servidores do Instituto Federal e das escolas de Ensino Fundamental e Médio das redes municipal, estadual e particular.

Acessar a conferência

SerTão Aplicado: Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

SerTão Aplicado é o principal evento do IFRS - Campus Sertão. O evento congrega a mostra de trabalhos realizados por estudantes e servidores do campus, nos eixos do ensino, pesquisa e extensão.

Além de oportunizar um importante espaço de divulgação e debate das ações realizadas na instituição, o SerTão Aplicado tem como objetivo consolidar as práticas indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão junto à comunidade escolar.

Acessar a conferência

Mostra Integrada da Região NORTE – IFRS

O evento, que reúne as mostras de Ensino, Pesquisa, Extensão, Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação dos campi Ibirubá e Sertão, ocorrerá de forma online e contará com a apresentação de trabalhos dos estudantes de Ibirubá e Sertão.

Acessar a conferência

3ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Alvorada

A 3ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão (3ª MEPEx) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Alvorada (IFRS – Campus Alvorada) terá como tema “Resistência de Diversidade” e ocorrerá nos dias 16 e 17 de outubro de 2018.

Acessar a conferência

ENPEX - Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Canoas

ENPEX: Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Canoas

Acessar a conferência

PEnsE - 2ª Jornada Científica, Tecnológica e Cultural do Campus Farroupilha

O PEnsE é um evento que conta com apresentações de trabalhos acadêmicos, palestras, oficinas, manifestações culturais e desafios tecnológicos direcionados para a comunidade interna do IFRS.

Para informações sobre este evento, acesse: https://ifrs.edu.br/farroupilha/pense2022/

Acessar a conferência

MostraPoA

A Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Câmpus Porto Alegre, promovida pelas Diretorias de Pesquisa e Inovação, Ensino e Extensão apoia-se nas políticas públicas que orientam a proposta dos Institutos Federais, tendo como objetivo geral contribuir para a difusão do conhecimento produzido nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito das Instituições de Ensino Técnico, Superior e Pós-Graduação.

Mais detalhes em mostra.poa.ifrs.edu.br

Acessar a conferência

Ciclo de Estudos em Educação - IFRS/Campus Sertão

Contextualização

O Ciclo de Estudos em Educação é um evento organizado pela Diretoria de Ensino do IFRS – Campus Sertão desde o ano de 2016 e se caracteriza como uma das ações do projeto de ensino de formação pedagógica continuada dos profissionais da educação. Em 2019 teve a inserção do Seminário com apresentações de trabalhos e a possibilidade de resumos serem publicados nos Anais do Evento.

Desde setembro do ano passado, com a aprovação da Resolução nº 038/2020 o IFRS vem desenvolvendo as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), assim, o tema do Seminário deste ano: práticas de ensino e aprendizagem nas APNPs visa apresentar relatos de experiências de metodologias utilizadas na plataforma moodle, referentes as atividades pedagógicas não presenciais com o intuito de contribuir para a socialização destas práxis pedagógicas. O seminário está vinculado ao Portal de eventos do IFRS, a submissão de resumos e a publicação dos Anais do mesmo.

Objetivo Geral

O objetivo geral do Seminário é contribuir para a socialização de práticas e/ou experiências com as metodologias de ensino utilizadas no Moodle através das APNPs.

Objetivos Específicos

  1. Fomentar o interesse por metodologias de aprendizagem em todas as áreas de conhecimento;

  2. Incentivar os docentes a difundir as vivências com metodologias de ensino utilizadas através da plataforma moodle durante as Atividades Pedagógicas não Presenciais;

  3. Ampliar os espaços e possibilidades de diálogo sobre as experiências com metodologias de aprendizagem na plataforma;

  4. Propiciar para a comunidade a divulgação de experiências de ensino e apredizagem desenvolvidas.

Acessar a conferência

3º SerTão Aplicado: MOEPEX

O maior evento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão, reúne os projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no campus. O evento está em sua terceira edição nomeado SerTão Aplicado, reunindo:

3º Mostra de Ensino (PIBEN, PET, PIBID)

7º Mostra de Extensão

8º Mostra de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação

Venha conferir e participar deste momento importante para a comunidade acadêmica do Campus Sertão nos dias 22 e 23 de outubro de 2018. Para se inscrever, vá na aba superior em INSCRIÇÃO.


Acessar a conferência

SEMINÁRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO ATLAS SOCIOAMBIENTAL DE VIAMÃO

O Seminário Técnico Científico do Atlas Socioambiental de Viamão tem o objetivo de reunir trabalhos técnicos e científicos relacionados ao patrimônio natural e social de Viamão, sejam eles de natureza de pesquisa, extensão ou ensino, assim como relatos de experiências profissionais ou organizacionais, nas áreas correlatas ao foco do Atlas, tais como: antropologia, geologia, geomorfologia, hidrologia, botânica, zoologia, climatologia, arqueologia, história, sociedade, território, urbanismo, paisagens, patrimônio, economia, impactos ambientais, unidades de conservação, saneamento, gestão, direito, administração e serviços públicos e educação ambiental, entre outras.

Acessar a conferência

II SerTão Aplicado: MOEPEX

O maior evento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão, reune os projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no campus.

Para conferir as edições anteriores, clique aqui, ou entrando nesta conferência, na aba de cima em EDIÇÕES ANTERIORES.

 

Acessar a conferência

Galeria de Projetos

A Galeria de Projetos é um evento online que irá ocorrer em 29 e 30 de março e que tem como objetivo apresentar para a comunidade os resultados dos projetos de pesquisa, extensão e ensino no campus Feliz no ano de 2020. A exposição online dos trabalhos, e o acesso às palestras, deve ser realizado por meio do site: https://galeriadeprojetos.feliz.ifrs.edu.br/

Acessar a conferência

2º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Evento de socialização dos conhecimentos produzidos por meio de projetos de pesquisa ou programas/projetos de extensão e de ensino realizados nos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e em suas comunidades de abrangência. É composto pelo Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT), Seminário de Extensão (SEMEX), Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT), Seminário de Pós-graduação, Seminário de Internacionalização, Mostra de Robótica e Mostra Cultural.

Acessar a conferência

Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal (ENEDIF)

Evento que reúne representantes de editoras, coordenações de publicação, editores e bibliotecários da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal), criando um espaço de discussão sobre os desafios e as perspectivas da produção editorial nas instituições que compõem a Rede Federal.

Acessar a conferência

Encontro de Pesquisadores e Extensionistas do IFRS

Evento composto pelo 5º Curso de Pesquisadores e 3º Curso de Capacitação para Extensionistas.

Acessar a conferência

Seminário de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Sexualidade

O Seminário de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Sexualidade busca oferecer a comunidade interna e externa um espaço para compartilharmos pesquisas e  experiências compartilhadas em diferentes contextos sociais no que tange as temáticas gênero e sexualidade.

Acessar a conferência