Portal de Eventos do IFRS, II Mostra de Ensino,Pesquisa e Extensão de Veranópolis (II MEPE)

Tamanho da fonte: 
Plano de pesquisa de marketing na empresa Angel’s Confecções
MARTA CAROLLO, CRISTIANE ALESSIA PORTELA, AMANDA MULINARI, LUCIANE GRANDO, JÉSSICA DA SILVA PICCOLI, DENISE GENARI

Última alteração: 18-10-2018

Resumo


Este trabalho, desenvolvido em grupo, na disciplina de Administração Mercadológica, do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, do Campus Avançado Veranópolis, objetiva demonstrar como ocorreu o aprendizado e a aplicação prática dos conteúdos vinculados à pesquisa de marketing. A pesquisa de marketing engloba as atividades sistemáticas de concepção, coleta, análise e edição de relatórios de dados, e possibilita emitir conclusões relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa, antecipando, assim, uma resposta às necessidades dos clientes atuais ou potenciais. A partir desses conceitos, buscou-se desenvolver um plano de pesquisa de marketing, direcionado para a empresa Angel’s Confecções. Trata-se de uma loja de pequeno porte, que atua no varejo de confecções e lingeries, atende ao público adulto masculino e feminino e está localizada na cidade de Nova Araçá – RS. Esta pesquisa tem como objetivo responder às seguintes questões: Os clientes estão satisfeitos com os produtos oferecidos e o atendimento da loja? Quais seriam os novos produtos que os clientes gostariam de encontrar na loja? Para tanto, foi proposta a realização de uma pesquisa exploratória e descritiva, com a utilização de dados primários e abordagem survey. Os participantes do estudo serão os clientes ativos da organização, que responderão a um questionário em formato eletrônico, com o suporte do Google Forms. Para ampliar a participação dos clientes, a coleta dos dados ocorrerá via e-mail, por telefone ou pessoalmente. Portanto, considerando que a participação será por adesão à pesquisa, a amostragem do estudo será não probabilística e por conveniência.  Os dados serão analisados como o suporte do software Excel e a criação de tabelas e gráficos que auxiliarão na compilação e interpretação dos resultados. O presente trabalho está em processo de elaboração e espera-se que, a partir do plano de pesquisa de marketing proposto, seja possível auxiliar a empresa a atender cada vez mais satisfatoriamente seus clientes e identificar as possibilidades de ampliação do mix de produtos, inclusive com a venda de calçados.