Portal de Eventos do IFRS, II Mostra de Ensino,Pesquisa e Extensão de Veranópolis (II MEPE)

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Plano de pesquisa de marketing na empresa Ipacol Máquinas Agrícolas Ltda
ALAIR COSTELLA, MATEUS MAGNUN ANTUNES BATISTA, GEOVANI JOSÉ JACOMELLI, MARCELO GABRIELLI, SIDINEI SILVEIRA BATISTA, DENISE GENARI

Última alteração: 18-10-2018

Resumo


Este trabalho, que foi desenvolvido em grupo, na disciplina de Administração Mercadológica, objetiva demostrar como ocorreu o aprendizado e a aplicação prática dos conteúdos vinculados à pesquisa de marketing. A pesquisa de marketing engloba ações sistemáticas com foco em conceber, coletar, analisar e editar relatórios de dados e conclusões importantes sobre uma situação específica de marketing, vinculada a uma organização. Buscou-se, então, desenvolver um plano de pesquisa de marketing direcionado à empresa Ipacol Máquinas Agrícolas Ltda, com o objetivo de identificar as razões para a baixa demanda do equipamento forrageira CFA 2000. Para tanto, foi proposta a realização de uma pesquisa de cunho exploratório e descritivo, com dados primários que serão coletados junto a potenciais consumidores, tais como agricultores que atuam em propriedades de pequeno e médio porte, e mecânicos desse equipamento. As técnicas para coletas de dados serão grupos focais e survey, respectivamente. Na etapa exploratória, que visa conhecer a realidade do trabalho desenvolvido pelos agricultores e identificar possíveis dificuldades na utilização do equipamento mencionado, será aplicada a técnica de grupos focais, com a participação de seis a dez membros por grupo. Nesse caso, serão discutidas, em profundidade, as características e desafios na utilização do produto. Na fase descritiva, que contará com a participação de mecânicos vinculados às revendas e assistências técnicas autorizadas da empresa Ipacol, será aplicado um questionário, com itens elaborados a partir das informações obtidas nos grupos focais. Portanto, será desenvolvida, nessa segunda etapa, uma pesquisa do tipo survey. Os dados serão analisados como o apoio do software Excel e, posteriormente, com a criação de tabelas e gráficos que auxiliarão na sumarização e interpretação dos resultados. O presente trabalho está em processo de elaboração e espera-se que, a partir do plano de pesquisa proposto, seja possível identificar as causas para posterior tomada de decisões mais assertivas por parte da empresa. De forma preliminar, presume-se a existência de algumas causas que influenciam a baixa demanda pelo produto: o custo do equipamento; o tamanho do equipamento que, em algumas situações, é desproporcional ao rendimento da propriedade; e a necessidade de equipamentos auxiliares para o desenvolvimento do trabalho dos agricultores.