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Monitoria de química para a graduação
Valéria Boito da Silva, Gabriel Nunes Palma, Márcia Regina Siqueira Cardoso

Última alteração: 18-10-2018

Resumo


Monitoria de química para a graduação

Valéria Boito da Silva¹, Gabriel Nunes Palma², Márcia R. Siqueira Cardoso³

valeriaboito@hotmail.com; gabrielpalma.palma523@gmail.com; marcia.cardoso@sertao.ifrs.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão

Visando suprir a carência do ensino básico e as dificuldades na disciplina de química, a monitoria propõe criar atividades de recuperação, colocando-as à disposição dos acadêmicos para superar déficits no ensino-aprendizagem e recuperação de conteúdos. A monitoria tem por objetivo sanar a defasagem no ensino-aprendizagem dos conteúdos de química entre os alunos dos níveis superiores do IFRS Campus Sertão, tudo isso baseado nos altos índices de reprovação que, futuramente, prejudicarão o restante da formação acadêmica já que trata-se de uma disciplina que é pré-requisito para outras dos semestres seguintes. Tem-se por especificidades da prática, possibilitar ao aluno ferramentas que o auxilie e fortaleça seu conhecimento; auxiliar na resolução das listas de exercícios as quais são partes dos instrumentos de avaliação adotados pelo professor(a), promover suporte às atividades estabelecidas no cronograma da disciplina e por fim propor formas de acompanhamento de alunos que apresentam dificuldades. A monitoria ocorre semanalmente, com encontros pré estabelecidos, que busca atrair o maior número de alunos e também, maior participação e diálogo, uma vez que, o papel do monitor está voltado em trazer a realidade sentida pelos alunos e transmiti-la até o docente, o que destaca o papel do monitor, atuando como conector entre educador e acadêmico. A prática promove também, principalmente aos alunos, um novo olhar sobre a química, pelo fato do monitor ser aluno e por ter a experiência de ter cursado a disciplina, assim, o método de ensino-aprendizagem se torna mais leve e dinâmico aos olhos dos alunos. Na monitoria se trabalha, com listas extraclasse, que revisam os conteúdos ministrados em aula, as quais são resolvidas de forma participativa, buscando a compreensão do assunto, além das atividades práticas laboratoriais, onde se promovem uma transmissão prática, que permite maior participação do aluno, despertando interesse e colaboração. Outra ferramenta inclusa no projeto é interligação do meio químico com as diversas áreas de atuação dos futuros profissionais, que promove maior interesse pela disciplina, bem como evidencia a existência dos conteúdos no cotidiano profissional e enriquece o conhecimento.