Última alteração: 18-11-2022
Resumo
No Campus Veranópolis, no ano de 2022, iniciou-se um projeto para incluir a musicalidade na vida escolar dos alunos e servidores. Este relato é realizado a partir das experiências de um estudante bolsista, com experiência e conhecimento musical prévios, do 1º ano do curso Técnico em Administração integrado ao ensino médio no desenvolvimento das atividades do projeto “Expressão Musical". A ação de ensino foi criada para que as pessoas pudessem mostrar seus talentos nesta área e compartilhar o seu gosto musical com a comunidade do campus, como suporte à permanência e êxito dos estudantes na instituição. Até o momento, ocorreram duas apresentações musicais ao vivo, uma na abertura da Semana Acadêmica dos Cursos Superiores e outra na festa junina do campus. O bolsista e a equipe do projeto criaram um formulário online a fim de identificar quem tinha experiência ou interesse em fazer parte das apresentações. Para cada apresentação, foram realizados ensaios no contraturno, conduzidos pelo bolsista, para definir os músicos, cantores e cantoras e escolha de músicas antes de cada apresentaçao. Nestas duas apresentações somente estudantes dos cursos integrados participaram, porém mais estudantes interessados, inclusive dos cursos superiores, serão convidados a se apresentar na abertura da mostra técnica do campus em novembro. Ainda sobre as apresentações, em agosto, a instituição recebeu um teclado musical, expandindo assim a variedade de opções, além dos violões e cajons existentes, possibilitando o acesso de mais pessoas para compor o grupo de músicos. Além disso, com o intuito de descobrir as músicas favoritas dos membros da comunidade do campus para a formação de uma “rádio” no formato de playlist, também foi elaborado um formulário online para indicação de músicas. Esse formulário continua aberto ao público, tendo recebido 36 respostas até o momento. A playlist, com 180 músicas e quase 12 horas de duração, elaborada no aplicativo Spotify, já foi liberada ao público e é semanalmente tocada nos intervalos das aulas, muitas vezes por solicitação dos próprios estudantes. Nesse sentido, o projeto se mostra importante para a melhora na vida social de muitos estudantes que se apresentaram, com uma diminuição na timidez e aumento na segurança de falar em público, além de promover maior integração entre os colegas e servidores, a partir de um ambiente musical mais descontraído e leve. Com isso tudo, o bolsista desenvolve autoconfiança, espírito de liderança, mais agilidade na tomada de decisões e melhora em sua saúde mental.
Palavras-chaves: Música; Apresentações; Talento.