Portal de Eventos do IFRS, VII Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Veranópolis – VII MEPE

Tamanho da fonte: 
Monitoria de matemática
Matias Cortelini Zacharias, Otonio Dutra da Silva, Otonio Dutra da Silva

Última alteração: 25-10-2024

Resumo


O Projeto de Ensino "Monitoria de Matemática" do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - campus Veranópolis - surgiu da necessidade de oferecer aprendizado complementar às aulas regulares e de apoiar iniciativas que promovam a permanência e o êxito dos alunos. Seus principais objetivos incluem: ampliar as oportunidades de aprendizagem; cultivar a busca por conhecimentos adicionais; fornecer ao monitor um aprimoramento em suas habilidades pedagógicas; estimular o aprofundamento do conhecimento pelo aluno monitor; desenvolver novas metodologias de ensino; promover a troca de informações e ideias; auxiliar na compreensão e no desenvolvimento das atividades avaliativas; melhorar as notas finais e trimestrais dos participantes; oferecer suporte didático-pedagógico; apoiar a permanência e o êxito acadêmico. O projeto visa ajudar alunos que enfrentam dificuldades com os conteúdos, permitindo o esclarecimento de dúvidas, explicação de conteúdos e a fixação de conceitos através de momentos de interação e aprendizagem entre estudantes, o monitor e  professor. Durante o ano de 2024, foram realizados aproximadamente 10 atendimentos, todos de forma presencial, principalmente para alunos do 3º ano do Curso Técnico em Administração e do 2º ano do Curso Técnico em Informática para Internet. Neles, o bolsista auxiliava os alunos na resolução e compreensão dos trabalhos avaliativos e atividades pré-prova do trimestre. Os estudantes que compareceram aos atendimentos demonstraram uma melhora expressiva no domínio dos conteúdos, permitindo maior facilidade, tranquilidade e segurança nos momentos de avaliação, além de aumentarem suas notas finais. Entretanto, um dos desafios persistentes é a baixa frequência dos alunos nas monitorias, sendo que muitos procuram ajuda apenas nos dias que antecedem as avaliações. Isso resulta em atendimentos a grupos grandes, dificultando a atenção às necessidades individuais. Portanto, é fundamental desenvolver estratégias para melhorar a frequência regular e garantir um atendimento mais personalizado, como, por exemplo, oferecer um ponto extra na grade final aos estudantes que se fizeram presentes nos atendimentos, aumentando assim a eficácia do projeto.


Palavras-chave


Matemática; Suporte didático-pedagógico; Atendimento; Monitoria.