Tamanho da fonte:
Relato de experiência do Projeto Integrador: Refletindo sobre a importância da conscientização e descarte correto dos resíduos urbanos
Última alteração: 25-10-2024
Resumo
O presente relato de experiência refere-se ao “Projeto Integrador: experiências e inovações no ensino do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio” do IFRS Campus Veranópolis, realizado no 3° ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio dentro do currículo do curso no ano de 2024 - que busca proporcionar uma educação integral, formando cidadãos conscientes, críticos e éticos, que contribuam para o desenvolvimento social,atuando como protagonistas na sociedade. Nesta perspectiva, a proposta foi a de trabalhar com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, como “(3) Vida Saudável”, “(6) Água e Saneamento”, “(12) Produção e Consumo Sustentáveis” e “(15) Ecossistemas Terrestres e Biodiversidade”. Considerando a necessidade de uma sociedade mais consciente, em relação ao descarte do lixo, o projeto tem como objetivo promover uma campanha de entendimento sobre a importância de destinar os resíduos em um espaço correto. Para tanto, será realizada uma palestra no IFRS, Campus Veranópolis, referente a importância da sustentabilidade na realidade contemporânea. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e elencados os principais pontos a abordar durante a realização de uma palestra envolvendo toda a comunidade acadêmica. O projeto é pautado nos seguintes valores: promove o consumo consciente, incentivando a conservação da biodiversidade, a redução do desperdício e a minimização da poluição, além de promover o trabalho em grupo. Os passos realizados até o momento são: a análise do problema, foram discutidas as possíveis hipóteses para uma solução, e a ideia da campanha em si, com o auxílio de um especialista ambiental, que atua na área constantemente. O projeto ainda está ocorrendo e os resultados pretendidos são trazer mais consciência em relação ao descarte correto de resíduos e para que as mesmas fiquem alerta e saibam as consequências da má destinação do mesmo. Ao longo da atividade, estamos desenvolvendo competências, a execução de fundamentos conceituais, como o desenvolvimento de um projeto e colocando em prática os conteúdos das disciplinas do eixo profissional. Quanto às vivências, pode-se afirmar que será intensificada a ideia e práticas do descarte correto do lixo. A respeito das perspectivas futuras, nosso grupo está comprometido com a conscientização dos alunos no ambiente escolar do Instituto Federal sobre a separação adequada dos resíduos, e que repassem esses conhecimentos aos seus familiares e pessoas próximas, para que além de uma mudança interna ocorra também um impacto externo.
Palavras-chave
Conscientização; Lixo; Reciclagem.