Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Avançado Veranópolis - III MEPE

Tamanho da fonte: 
Plano de pesquisa de marketing no Escritório de Contabilidade Alfa
Alana Cazarotto, Letícia Vitória Nalin, Indaiara Ghellere, Larissa Brandelli Bucco, Denise Genari

Última alteração: 10-11-2019

Resumo


O presente plano de pesquisa tem como objetivo identificar os serviços adicionais que o Escritório de Contabilidade Alfa poderá oferecer, além das atividades convencionais da folha de pagamento, executadas pelo departamento pessoal. O Escritório de Contabilidade Alfa foi fundado em 2003, na cidade de Veranópolis (RS). Possui foco na prestação de serviços de escrituração fiscal, contábil e departamento de pessoal, com programas integrados. Atualmente, a empresa conta com cerca de vinte colaboradores. Para que o Escritório mantenha seus clientes fidelizados, se faz necessária uma análise mercadológica, por meio de uma pesquisa de marketing. A referida pesquisa é classificada como exploratória e descritiva, com a utilização de dados primários. Para o desenvolvimento, será utilizado o método survey, por meio de um questionário com perguntas fechadas e abertas. A coleta de dados ocorrerá no período de vinte dias, com a participação de duzentos clientes. Dessa forma, o plano de amostragem será não probabilístico. O questionário estará disponível no momento em que o cliente solicitar os documentos relacionados à folha de pagamento, no início do mês, recebendo em mãos um envelope com o instrumento de pesquisa. O retorno se dará quando o cliente retirar as guias obrigatórias, próximo ao final do mês. Posteriormente, será realizada uma análise de dados, com cálculos de percentuais e elaboração de gráficos. Os resultados serão apresentados, durante uma reunião, aos proprietários e funcionários do Escritório. A partir das informações da pesquisa, a empresa obterá uma listagem dos serviços demandados pelos clientes e poderá, na sequência, desenvolver uma análise de viabilidade dos possíveis novos serviços a serem implantados.