Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão - III MEPE

Tamanho da fonte: 
Construção e aplicação de materiais didáticos para o ensino de ciências e química
Gabriel Nunes Palma, Vitória Marina Trainoti, Márcia Regina Siqueira Cardoso

Última alteração: 10-11-2019

Resumo


Gabriel Nunes Palma1, Vitoria Marina Trainoti2, Márcia Regina Siqueira Cardoso3

gabrielpalma.palma523@gmail.com; vitoriamarinatrainoti@gmail.com; marcia.cardoso@sertao.ifrs.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão

Diante das novas tendências e demandas da área da educação, o projeto Construção de materiais de apoio didático pedagógicos para o ensino de química, visa proporcionar aos educandos de diferentes níveis de ensino em instituições públicas ações e intervenções, de modo a auxiliar no processo de ensino-aprendizagem através de dinâmicas, jogos e materiais didáticos. Para que, por meio destes haja a melhor compreensão dos estudantes mediante aulas experimentais e atividades lúdicas, priorizando a utilização de materiais e ferramentas do cotidiano dos educandos. Deste modo, o projeto tem por objetivos explorar diferentes recursos didáticos e metodologias educativas para o ensino de ciências e proporcionar um maior reconhecimento dos educandos quanto ao valor da ciência na construção da sua formação básica e de sua cidadania. As ações realizadas foram desenvolvidas no IFRS - Campus Sertão e em duas escolas estaduais próximas a instituição. No decorrer destas atividades, foram aplicados os materiais elaborados anteriormente pelos bolsistas, dentre esses jogos didáticos, atividades lúdicas, experimentos e aulas práticas, assim como a realização de atividades no laboratório de ensino de química do Campus Sertão. Por fim, evidenciou-se através de resultados apresentados pelos educandos envolvidos no projeto o reconhecimento da química como algo fundamental à sua formação básica, desmistificando a ideia de que é algo abstrato e que não possuí ligação com o seu cotidiano. Diante de tais perspectivas, conclui-se que o projeto tem auxiliado na construção do conhecimento e de valores sociais tanto para os bolsistas, quanto para os estudantes envolvidos nas dinâmicas propostas.