Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão - III MEPE

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Descoberta de conhecimento em base de dados: mineração e análise de dados do Exame Nacional do Ensino Médio
Jailson Maciel da Luz, Patrícia Zachia Alan, Vinícius Zanandrea, Roger Sá da Silva

Última alteração: 10-11-2019

Resumo


O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem como principal objetivo avaliar o desempenho dos alunos em escolas do ensino médio brasileiro. Por todo o país aplicam-se anualmente provas objetivas nas áreas de ciências da natureza, linguagens, ciências humanas, ciências exatas e redação. O governo federal disponibiliza microdados agrupados por escola e informações educacionais como: dados cadastrais, médias das notas e indicadores – de nível socioeconômico, formação dos docentes, taxa de participação, etc. Assim, este estudo tem por objetivo compreender como ocorrem as relações das notas de provas objetivas de matemática nos diferentes tipos de escolas (privada ou pública – federal, estadual, municipal), incluindo sua localização (rural ou urbana), seu porte (número de alunos matriculados no último ano do ensino médio), suas taxas (de participação no ENEM, permanência dos alunos no ambiente escolar, aprovação e reprovação no ano final do ensino médio) e seus índices socioeconômicos. Para tanto, utiliza-se o KDD (Knowledge Discovery in Databases – “Descoberta de Conhecimento em Base de Dados”), um processo de extração de informação que ocorre a partir dos registros de uma base de dados. Uma das etapas deste processo trata da mineração de dados, onde um algoritmo específico identifica padrões a serem processados para extração de conhecimento. Neste trabalho, optou-se por utilizar um algoritmo de mineração baseado em árvores de decisão, o qual constrói um modelo estático de classificação para verificar como esta técnica relaciona os parâmetros pertinentes a obtenção de maiores notas na área de matemática. Sendo um trabalho em andamento, espera-se identificar, dentre os parâmetros selecionados, quais são os mais relevantes na obtenção de maiores notas em matemática das escolas.