Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão - III MEPE

Tamanho da fonte: 
Plano de pesquisa de marketing na Farmácia Nova Era
Michel Benedetti, Dirceu Tedesco, Jeferson Rodrigues Fuhr, Larissa Brandelli Bucco, Denise Genari

Última alteração: 10-11-2019

Resumo


O presente trabalho foi desenvolvido na disciplina de Administração Mercadológica, no segundo semestre do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Avançado Veranópolis. Foram aplicados na prática conceitos de pesquisa de marketing para a empresa Farmácia Nova Era, com o objetivo de identificar os níveis de satisfação dos clientes em relação ao atendimento e ao horário de funcionamento. A empresa, localizada na cidade de Veranópolis (RS), atua há mais de 40 anos no seu segmento. Para o atendimento do objetivo do estudo, será realizada uma pesquisa descritiva, do tipo survey, com a aplicação de questionários. Portanto, os dados serão primários. A amostra será não probabilística.  Os questionários serão entregues diretamente aos pesquisados ou através de parcerias com as empresas. Como forma de incentivo à participação na pesquisa, serão ofertados: cupons de desconto para quem aderir, possibilidade de realizar convênios com novas empresas, ampliação de benefícios para os atuais clientes e parcelamento para funcionários das empresas conveniadas. Os dados da pesquisa serão tabulados com base em cálculos de percentuais, com o apoio de planilhas. Os resultados serão apresentados em reunião com os proprietários/administradores da empresa, em um primeiro momento e, após, aos demais interessados diretos. A realização da pesquisa de marketing poderá embasar decisões em relação aos horários de atendimento da farmácia e ao aperfeiçoamento do atendimento aos clientes.