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Plano de pesquisa de marketing na Instituição Bancária Bradesco
Guilherme Cerioli, Sueli Paz Moyses, Fernando Mossi Soares, Larissa Brandelli Bucco, Denise Genari

Última alteração: 10-11-2019

Resumo


O presente plano de pesquisa de marketing será desenvolvido na instituição bancária Bradesco. Essa organização foi fundada em 1943 e conta, atualmente, com mais de 60 milhões de contas ativas. Uma situação identificada nas agências, inclusive na unidade de Veranópolis (RS), é a pouca utilização, por parte dos colaboradores e clientes, dos aplicativos disponibilizados pelo banco. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo identificar os aspectos que facilitam a adequação do cliente ao mundo digital nas instituições bancárias convencionais. A pesquisa é considerada exploratória e descritiva. Para o atendimento do objetivo, inicialmente, será realizada a fase exploratória, por meio da análise de relatórios, nos quais é possível identificar os clientes que acessam as mídias digitais ou comparecem, com frequência, à agência. Essa etapa visa a ampliar o conhecimento sobre o público-alvo. Na sequência será desenvolvida uma survey, com a aplicação de um questionário com perguntas autoexplicativas, de forma presencial, aos clientes que frequentam a agência. Portanto, a amostra será não probabilística e por conveniência. Para incentivar a participação, os clientes receberão um brinde da instituição, após responderem o questionário. A análise dos dados ocorrerá a partir do cálculo de percentuais e elaboração de gráficos. Os resultados da pesquisa serão apresentados para uma comissão regional da instituição bancária. A partir do estudo, será possível identificar os motivos pelos quais os clientes preferem acessar a agência física e, por consequência, propor ações para incentivar a utilização dos aplicativos da instituição.