Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão - III MEPE

Tamanho da fonte: 
Plano de pesquisa de marketing na empresa Esferaval Válvulas e Conexões Ltda
Shirlei Perondi Rigo, Daiane Ditadi Festa, Marivone Renata Vieira Tiburski, Larissa Brandelli Bucco, Denise Genari

Última alteração: 10-11-2019

Resumo


O presente plano de pesquisa de marketing será realizado na empresa Esferaval Válvulas e Conexões Ltda. A empresa é especializada na fabricação de válvulas e conexões da linha sanitária em aço inox e está localizada em Veranópolis (RS). Conta, atualmente, com 27 funcionários, distribuídos nos setores de produção, financeiro, fiscal e comercial. O presente plano visa a identificar o nível de satisfação dos clientes da empresa Esferaval. Ainda, serão elencados os pontos fortes e fracos relacionados à empresa, a partir da percepção dos clientes. Será desenvolvida uma pesquisa de cunho descritivo, por meio de uma survey. O instrumento de pesquisa será em formato eletrônico, composto por questões quantitativas, nas quais serão coletados dados primários, com a participação dos clientes cadastrados e fidelizados. Uma das possíveis dificuldades que poderão ser encontradas na pesquisa é não receber o retorno dos clientes, ou até mesmo respostas que não foram dadas de forma fidedigna. Como um incentivo, os clientes que responderem o questionário serão beneficiados com frete grátis na próxima compra, com valor acima de cinco mil reais. Após a coleta de dados, será realizada a tabulação e análise das informações, por meio do cálculo de percentuais e de gráficos. A partir disso, será iniciado o processo de mapeamento da satisfação dos clientes. Ao concluir estas etapas, a pesquisa será apresentada aos gerentes da empresa, por meio de uma reunião agendada previamente, com a entrega de um relatório completo e detalhado. Com base no referido relatório, a empresa poderá elencar possíveis soluções para os principais problemas, além de reforçar e impulsionar os pontos positivos.