Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão - III MEPE

Tamanho da fonte: 
Plano de negócios para uma Clínica de Massoterapia
Alana Cazarotto, Larissa Brandelli Bucco

Última alteração: 10-11-2019

Resumo


Na contramão da recessão econômica, atualmente enfrentada no Brasil, o mercado de estética e bem-estar vem apresentando grande crescimento nos últimos anos. Impulsionado pela valorização do corpo e da preocupação com a saúde, respondeu por cerca de 7% do Produto Interno Bruto do país, de acordo com dados da Agência Sebrae de 2016. Essa constatação, inspirou a elaboração de um plano de negócios, com o objetivo de examinar a viabilidade de sucesso de uma clínica de massoterapia na cidade de Veranópolis (RS). Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, em dois modos: qualitativo com aplicação de entrevista direcionado a um profissional da área, com fins de obter informações do ramo que se pretende atuar, e, de modo quantitativo através da aplicação de questionários para possíveis clientes, com propósito de colher dados satisfatórios a respeito do comportamento desse público. Para fins de análise dos dados qualitativos, foi realizada interpretação textual e análise de conteúdo. Já, para a análise de dados quantitativos, utilizou-se como técnica, a estatística simples, com cálculo de média e frequência. Com base nas análises dos dados, foi elaborado o plano de negócios, contendo os planos operacional, de pessoal, de marketing e financeiro.  Após simular alguns cenários possíveis, constatou-se que a abertura de uma clínica de massoterapia na cidade de Veranópolis (RS) é considerada viável, possuindo já em seu primeiro ano índice de lucro, bem como nos anos seguintes.

 

Palavras-chave: Plano de Negócio. Massoterapia. Empreendedorismo.