Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão - III MEPE

Tamanho da fonte: 
Plano de pesquisa de marketing da empresa Embutidos Pratense
Silvana Orso, Jaqueline Cortese, Graciela Omizzolo Vidi, Larissa Brandelli Bucco, Denise Genari

Última alteração: 10-11-2019

Resumo


Este trabalho, desenvolvido na disciplina de Administração Mercadológica, do curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, do Campus Avançado de Veranópolis, objetiva demostrar como ocorreu o aprendizado e a aplicação prática dos conteúdos sobre pesquisa de marketing. A partir dos conceitos aprendidos em aula, buscou-se desenvolver um plano de pesquisa de marketing para a empresa Embutidos Pratense. A organização fabrica produtos a base de carne suína e atende todo o estado do Rio Grande do Sul e, de maneira mais significativa, a região metropolitana de Porto Alegre. A empresa está localizada em Nova Prata e possui 30 funcionários. O presente plano de pesquisa de marketing tem como objetivo identificar os níveis de satisfação do cliente em relação ao mix de marketing da empresa Embutidos Pratense. Para tanto, foi proposta a realização de uma pesquisa exploratória e descritiva, com dados primários. As técnicas utilizadas para a coleta de dados serão grupo focal, com a participação de representantes comerciais da empresa, e, na segunda etapa, uma pesquisa do tipo survey, com os atuais clientes. A amostra será não probabilística e por conveniência. Os participantes serão contatados pessoalmente, por telefone e por meio de formulários eletrônicos. Os dados da pesquisa serão tabulados a partir de cálculos de percentuais, com o apoio de planilhas. Os resultados serão apresentados, em gráficos, em uma reunião com gestores, representantes comerciais e colaboradores. Os resultados esperados, que poderão ser confirmados por meio da pesquisa, são: falta padronização de alguns produtos, distribuição deficitária dos itens fabricados pela empresa e necessidade de ampliação das ações de promoção.