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Plano de Contas Contábeis: um relato de aprendizado e aplicação
Deise Cherobin Detogni, Leandro Käfer Rosa

Última alteração: 09-11-2017

Resumo


Este trabalho visa apresentar como ocorreu o aprendizado e a efetiva elaboração de um Plano de Contas Contábeis em uma empresa da Serra Gaúcha. Busca-se, assim, ilustrar como os ensinamentos obtidos em sala de aula podem ter aplicabilidade na atuação profissional. O Plano de Contas é a identificação ordenada das contas contábeis que são utilizadas em determinada entidade. Essa codificação é indispensável para o registro sistêmico de todas as movimentações passíveis de mensuração monetária em uma organização. Sendo assim, cada empresa deve prover o seu próprio Plano de Contas Contábeis, adequado a sua atividade e ao seu tamanho, em decorrência das operações já realizadas e das expectativas de registros futuros. O conteúdo foi trabalhado na disciplina de Noções de Contabilidade Geral, por meio da apresentação de referencial teórico dos principais autores do tema, seguido da exposição de exemplos e da resolução de exercícios que simulavam situações reais. Algumas semanas depois surgiu o desafio profissional de confeccionar um Plano de Contas Contábeis para a instalação de um sistema de informações gerenciais em uma empresa no município de Nova Prata, na qual a autora desempenha suas atividades laborais. Para tanto, foram revisitados materiais de estudo que tinham sido disponibilizados pelo professor em um ambiente virtual, desenvolvidas análises e ponderações sobre as especificidades do negócio à luz dos resultados esperados e, assim, postos em prática os aprendizados obtidos em aula. Ao final do projeto, o resultado almejado foi alcançado com êxito e ocorreu a implantação do sistema. Portanto, este relato reforça o propósito e a utilidade da teoria contábil de elaboração de um Plano de Contas, demonstra como as competências desenvolvidas em sala de aula podem ser levadas ao âmbito do trabalho para serem empregadas em situações reais e estimula a valorização do ambiente acadêmico diante dos impactos positivos na qualificação dos profissionais da região e na competitividade das organizações.