Portal de Eventos do IFRS, I Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Avançado Veranópolis - I MEPE

Tamanho da fonte: 
A teoria e a prática relacionados ao ensino de química
francielen coden do nascimento, Daniel Rossi Klein, Francine Branco Takamoto, Raquel Elicker ., Janete Werle de Camargo Liberatori

Última alteração: 07-11-2017

Resumo


A realidade atual, onde a aprendizagem se dá pelo pensamento lógico e por vezes visual, fortalece a ideia de desenvolver o ensino da química através das demonstrações práticas, facilitando seu entendimento. Contudo, a estrutura convencional de muitas escolas não possibilita aulas ministradas em laboratórios de química para que essas práticas visuais sejam desenvolvidas. Esta intersecção entre teoria e prática, mostrou-se durante o estudo, um dos principais pontos para que ocorra o aprendizado, justificando a necessidade de pesquisas na área. Desta forma, o trabalho tem como objetivo geral identificar experimentos rápidos, de fácil acesso e aplicabilidade, podendo ser utilizados em disciplinas de química ofertadas para o ensino médio. Esta forma de trazer a química para sala de aula descarta, por vezes, a necessidade da existência de estruturas especifica nas escolas, para que se possa agregar conhecimento e envolver os alunos aos conteúdos. Através da busca na literatura e na internet fez-se um levantamento de experimentos relacionados aos assuntos trabalhados no ensino médio na área de química. Todos foram testados, adaptados e avaliados para que sua realização seja possível sem a necessidade de um laboratório químico e garantindo o atendimento dos objetivos propostos pelos conteúdos. Para uma análise concreta da eficiência dos experimentos ao ensinar conceitos de química, estes foram levados à feiras de ciências ocorridas na região da cidade de Feliz onde ouve apresentação ao público presente, principalmente crianças e jovens. Assim experimentos científicos de fácil replicabilidade e de grande excitação visual foram demonstrados com o intuito de estimular a curiosidade dos visitantes e despertar um novo olhar sobre a ciência. Ao final do projeto, pretende-se fazer uma publicação na forma de livro ou apostilha que será compartilhado com docentes de química e estudantes do curso de licenciatura em química. Com isso, os professores podem revelar aos alunos que o entendimento de teoria e prática podem andar lado a lado, em busca do aprendizado efetivo.