Portal de Eventos do IFRS, I Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Avançado Veranópolis - I MEPE

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Projeto Esportivo no Campus Sertão
Monique Montano Webber, Iasanã Girardi, Tainã Girardi, Iuri Dalla Santa Petrolli, Leila de Almeida Castillo Iabel, Luiz Valerio Rossetto

Última alteração: 31-10-2017

Resumo


O presente projeto está inserido no programa de extensão “Qualidade de Vida, Saúde, Cultura Esporte e Lazer: uma possibilidade de desenvolvimento humano no Campus Sertão”. Trata-se de uma proposta com perfil holístico que relaciona o desenvolvimento do ser humano nas dimensões afetiva, corporal, cognitiva, ética, social e cooperativa, dimensões que são oportunizadas na prática de esportes. A sua relevância, está no fato de oportunizar aos alunos os benefícios proporcionados pelo esporte, viabilizando o acesso às atividades esportivas para esses alunos, pois o Distrito Engenheiro Luiz Englert, onde se localiza o campus, fica a 15km do município mais próximo. Outro fato que corrobora a necessidade de execução desse projeto, é que há alunos em regime de residência, que permanecem durante toda a semana no campus, colocando-os em condições especiais, sendo assim, o esporte atua como uma importante ferramenta de inclusão, além disso, no Distrito não existem áreas de lazer, clubes ou locais destinados à prática de atividade física. O objetivo geral é promover a reflexão acerca da consciência corporal, oferecendo atividades que levem ao bem-estar físico e mental. Também objetiva desenvolver atividades extracurriculares durante sua vigência. Foi elaborado para ser realizado no Campus Sertão do IFRS, de abril a dezembro de 2017 em três etapas: inicial, principal e final; na inicial as atividades desenvolvidas foram de organização, abordando temas transversais; na etapa principal as atividades direcionaram-se para as habilidades motoras do esporte,  contemplando os  mais praticados pelos alunos: futsal, voleibol, handebol, atletismo, basquetebol e futebol de campo, também visando atividades de lazer  proporcionadas por outros esportes, como xadrez, futebol e voleibol de areia, tênis, ping-pong, rugby e futebol sete. Fez parte da metodologia do projeto a participação em eventos esportivos, competições e jogos de integração entre as instituições de ensino. Sua execução, contou com o trabalho de alunos bolsistas e professores envolvidos. A etapa final, consta de avaliação através de vários instrumentos, como, interação dialógica, trabalho de pesquisa, observações, participação e frequência. Além disso, toda a equipe participa de reuniões periódicas de planejamento e avaliação. Sendo assim, o projeto visa garantir a melhoria da qualidade de vida desses jovens, relacionando saúde, satisfação e sucesso escolar, para essa realidade atípica, levando em consideração também que a prática de exercícios físicos promove inúmeros benefícios aos praticantes, diminuindo o risco de várias doenças e promovendo o bem-estar físico, social e mental dos alunos.

Palavras-chave: Esporte, qualidade de vida e integração